Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O presidente regional do Partido Verde e pré-candidato a prefeito de Palmas deputado estadual Marcelo Lelis (PV) viajou até às cidades de Sorocaba e Itu em São Paulo, nesta segunda-feira, 29. O objetivo da viagem é conhecer boas práticas em gestão e assim enriquecer a proposta de governo do Partido Verde.

Em Sorocaba, Lelis verificou de perto o sistema cicloviário existente na cidade. São cerca de 90 Km de ciclovia interligando parques e avenidas. A administração local investiu em pistas seguras, bem estruturadas e sinalizadas buscando garantir a qualidade de vida e o bem-estar da população. Ao lado dos terminais de ônibus foram instalados modernos bicicletários e dezenas de paraciclos onde os motociclistas estacionam suas bicicletas com segurança.

“Sorocaba mostra que está cuidando da saúde da sua população. As pessoas utilizam a ciclovia da melhor forma. Promovendo essa qualidade de vida, o resultado é uma população mais saudável, que se previne de doenças, que se movimenta” avaliou.

No município de Itu, Marcelo Lelis foi recebido pela secretária municipal de Meio Ambiente Patrícia Otero, que mostrou ao deputado todo o sistema de coleta de lixo e o moderno aterro sanitário. Na cidade, toda a população é envolvida no processo de separação do lixo e tudo que é recolhido passa pela Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu (COMAREI). O processo tem como objetivo incentivar a alteração de hábitos e promover a geração de renda para os cooperados, bem como, buscar a capacitação dos catadores como agentes da limpeza e proteção ambiental.

“É uma medida simples, barata e muito eficiente. A coleta é feita diariamente de porta em porta. O tratamento do lixo em Itu é referência para todo o país” ressaltou Lelis. O moderno aterro sanitário construído em Itu evita a contaminação da terra e dos rios. O lixo é coberto com camadas de grama e argila. O chorume é tratado e o gás emitido é queimado e reaproveitado, podendo inclusive gerar energia.

O deputado antecipou que também fará uma visita in loco ao aterro sanitário de Palmas para verificar as condições e formas de tratamento do lixo gerado na capital. A cada viagem, Marcelo Lelis constata que é possível fazer muito utilizandobem osrecursos. Para ele, é necessário que haja vontade política. “São iniciativas baratas que quando colocadas em prática, de fato funcionam e beneficiam a população local. Com vontade política, com criatividade e inovação é possível fazer as coisas acontecerem” destacou.