Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Está programada para a manhã desta quarta-feira, 30, no trevo da cidade de Porto Nacional, manifestação de estudantes em apoio ao movimento de greve instalado na Universidade Federal do Tocantins desde o início da semana. De acordo com o Diretório Acadêmico dos estudantes de Biologia, História, Geografia e Letras, a manifestação e a greve são os caminhos para a construção de uma educação sólida e de qualidade.

A iniciativa foi tomada depois de assembleia geral dos estudantes, realizada no dia 25 em que a greve geral das universidades federais entrou em pauta. Após votação, ficou definida a paralisação dos estudantes e a manifestação de apoio ao movimento grevista. “Somente com uma greve forte que ganhe a opinião da comunidade universitária e que tenha expressão na sociedade é que teremos vitórias concretas, por isso é importante que participação em conjunto”, declarou o DA.

Para os líderes dos estudantes muitos fatores precisam ser consolidados para que a educação superior no Brasil atinja um patamar de excelência. “Por esse motivo, os estudantes apoiam a causa dos professores, na defesa de um reajuste digno e pela efetivação de uma mudança no Plano de Carreira no que tange ao piso e teto condizentes com as demais carreiras do Serviço Público Federal e pela melhoria das condições de trabalho”.

Sempre considerada uma barreira para movimentos grevistas em universidades e demais instituições de ensino, a participação dos estudantes é de crucial importância no movimento de greve, segundo o presidente do D.A da UFT de Porto Nacional. “Sabemos que nós estudantes somos os mais afetados nesses momentos, por isso o DA estará tomando todas as medidas possíveis para amenizar os prejuízos que possam vir a ser causados”, salientou Anderson Fonseca.