Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

As exposições agropecuárias movimentam milhões de reais durante o ano. No Tocantins são realizadas quase 50 feiras em vários municípios de todas as regiões do Estado. Os eventos são realizados pelos sindicatos rurais de cada cidade e contam com o apoio financeiro de parceiros como o governo do Estado. Entre as maiores feiras do Tocantins, está a Expo Gurupi 2012 - Exposição Agropecuária de Gurupi, que espera movimentar mais de 30 milhões de reais entre aquisição de equipamentos e leilões.

O evento, que está em sua 40ª edição, teve início na última sexta-feira com uma grande cavalgada. O encerramento dera no domingo, 3, com a expectativa que passem pelo Parque de Exposições Antônio Lisboa da Cruz um público de até 200 mil visitantes. A abertura oficial aconteceu na noite desta quarta-feira, 30, e contou com a presença do secretário executivo da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Padua, representando o governador Siqueira Campos (PSDB).

De acordo com o secretário, a Expo Gurupi é a segunda maior feira do Estado, destaque da região Sul, que possui um rebanho significativo e uma das principais áreas agrícolas. “É uma vitrine para demonstrar aos produtores e a sociedade em geral a evolução das atividades do setor agropecuário”, enfatizou Padua, destacando que o apoio do governador Siqueira Campos na realização das feiras é a prova que ele reconhece a importância do setor produtivo para o desenvolvimento da nossa economia. “Graças a iniciativas como esta que o agronegócio foi responsável por mais de 99% dos produtos exportados pelo Tocantins em 2011”, frisou.

Visibilidade

Na Expo Gurupi as seis baias do parque estão ocupadas por animais de elite de fazendas de várias regiões do país, destinados a julgamento e exposição. O pecuarista Virginio Veloso Freire é criador de gado da raça nelore, no município de Bernardo Sayão. Entre os 12 animais em exposição, dois foram premiados no julgamento de raça, crias da sua propriedade através de técnicas de melhoramento genético.

Freire disse que expõe nas principais feiras do Estado, sendo que os prêmios que recebe são apenas troféus, o objetivo é apresentar seus animais visando futuros negócios e participar dos leilões. “O gado puro é bom para quem vende e bom para quem compra, assim terá bons touros e excelentes matrizes”, argumentou.

Programação

A Expo Gurupi conta com 140 estandes onde estão reunidos diversos setores da agropecuária, comércio e serviço. De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Mauro Carlesse, os recursos e investimentos de parceiros como a Seagro, foram no valor de R$ 800 mil. “A feira este ano está com uma programação bem diversificada, além dos grandes shows, será realizado a 14ª Exposição Ranqueada da Raça Nelore e a 5ª Exposição Ranqueada da Raça Tabapuã. A programação inclui ainda o retorno da vaquejada, provas de laço e tambor, e os rodeios que fizeram sucesso nas edições passadas da Expo Gurupi”, completou. (Ascom Seagro)