Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

O Consórcio Estreito Energia (Ceste) doou para a Associação dos Barqueiros de Babaçulândia (ABBTO) um barco de dois andares e uma ampla estrutura física de aproximadamente 500m²,onde já se encontra em pleno funcionamento a nova sede da associação. A doação, tanto da embarcação, quanto da sede da Associação, que constituem o Projeto Banzeiro do Lago, integra o Projeto Investimento Social Estreito do Ceste.

A implantação deste projeto em Babaçulândia, nomeado pelos próprios barqueiros do município como Banzeiro do Lago, tem como finalidade efetivar espaço permanente para realização de capacitações, eventos, execução de práticas pedagógicas para toda a comunidade, cursos para jovens e adultos, além de receber o turista de uma forma planejada e estruturada.

Profissionalização

Com uma infraestruturaplanejada com o objetivo de promover o turismo na região, a nova sede da ABBTO conta com um auditório com capacidade para centenas de pessoas, sala para reunião e para realização de oficinas, cursos e palestras, escritório, salão de reunião, cozinha/bar, banheiros, entre outros.

E com a doação do barco que a própria associação batizou com o nome do Projeto (Banzeiro do Lago), agora os barqueiros dispõem de um efetivo suporte ao turismo náutico no lago da Usina Hidrelétrica Estreito.E para o Ceste, essa iniciativa visa também ampliar as oportunidades de trabalho, inserindo os barqueiros do Município de Babaçulândia no competitivo mercado, gerando ocupação, renda e um direcionamento profissional voltado ao turismo, este último realizado por meio das oficinas e cursos oferecidos na região.

“O Ceste cumpriu mais uma vez com o seu papel, realizando a doação de um espaço totalmente estruturado, com ferramentas adequadas, dando desta forma incentivo aos barqueiros da região. Esta ação, além de proporcionar o meio para que o desenvolvimento regional sustentável aconteça, gerará principalmente renda e ocupação para as pessoas deste município. O projeto Banzeiro do Lago também se estende a toda comunidade, que ganha um espaço para realizar atividades e capacitações desenvolvidas na sede, e principalmente, para o turista que chega e encontra uma estrutura de primeira qualidade e ainda com alternativas de lazer e rotas turísticas por meio do passeio de barco”, disse a Gerente de Projetos Sociais do Ceste, Lorena Durão.

Irradiantecom as aquisições, doadas pelo Ceste, o presidente da ABBTO, Adelsimon Paz de Oliveira, inseriu em seu discurso o agradecimento ao Consórcio por ter levado ao Município de Babaçulândia mais oportunidade de renda, e principalmente de mostrar o potencial que o município tem para o turismo. “O projeto Banzeiro do Lago (galpão e o barco) é o renascimento da atividade para os barqueiros e das oportunidades para a população de Babaçulândia.Estou muito contente em saber que o nosso sonho se transformou em realidade, graças ao empenho do Ceste com os seus parceiros. Agora temos um espaço para educação ambiental, para o turismo e até mesmo inserindo o esporte, com a escolinha de canoagem” avaliou.

A coordenadora do Investimento Social Estreito do Ceste, Elizabeth Pacífico, participou, em conjunto com os representantes da comunidade, do descerramento da placa de inauguração do espaço. Naquele momento, ela falou do empenho que o Ceste sempre tem em atender aos projetos apresentados pelos beneficiários do Consórcio. “Os integrantes da associação apresentaram o projeto, foi feita a análise de sua sustentabilidade, e o projeto que hoje é a transformação do sonho do povo de Babaçulândia tornou-se realidade”, concluiu.

Turismo náutico

Um maravilhoso pôr do sol compôs o cenário do passeio realizado pelo Lago da Usina de Estreito em Babaçulândia, durante a volta oficial de inauguração da embarcação do Projeto Banzeiro do Lago. Crianças, jovens, adultos, e muita música e animação foram bem-vindos ao trajeto realizado. (Ascom Ceste)