Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Com o objetivo de expandir a produção de cacau para regiões não convencionais, como por exemplo estados que fazem parte do semiárido brasileiro, o pesquisador do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Basílio Vieira Leite, apresentou um projeto de pesquisa realizado em Ilhéus (BA), ao secretário executivo da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Pádua. A explanação ocorreu na manhã desta última segunda-feira, dia 04, no gabinete da pasta.

No projeto, o pesquisador destacou as novas tecnologias, como o melhoramento genético da planta e o sistema de produção pelo método de irrigação; os estados produtores e os que apresentam potencialidade como o Tocantins; a demanda de consumo e a composição de preços, dentre outros. “Aos poucos estamos quebrando o paradigma de que cacau só pode ser produzido em locais de mata fechada”, afirmou.

O secretário executivo, Ruiter Padua, disse que o Estado tem todo interesse em diversificar suas culturas e atividades produtivas, principalmente quando o foco é a agricultura familiar. “Temos todo interesse porque nossa política é incentivar o agricultor familiar a desenvolver pelo menos três atividades em sua propriedade. Uma na área da pecuária, outra na agricultura e outra permanente, que pode ser o cultivo da seringueira ou cacau. O objetivo é garantir a sustentabilidade desse produtor durante todo o ano”, defende.

Pádua ressaltou que ficou muito satisfeito com a visita e colocou uma área no Centro Agrotecnológico de Palmas ou no Projeto de Irrigação São João à disposição do pesquisador. A intenção é que o Mapa monte uma unidade de demonstração da pesquisa.

Basílio agradeceu e na oportunidade convidou o secretário executivo para participar do III Congresso Brasileiro do Cacau, que ocorrerá de 11 a 14 de novembro, no Centro de Convenções de Ilhéus (BA). “Vamos mostrar todas as tecnologias de cultivos, como também discutir e apresentar uma revisão de políticas públicas para o setor, durante o evento”, informou.

Visita

No sábado, dia 2 de junho, o engenheiro agrônomo da Diretoria Geral de Irrigação e Drenagem da Seagro, Marcello Costa, acompanhou o pesquisador e um grupo de investidores da Bahia, aos Projetos de Irrigação São João e Manuel Alves. O grupo visitou os projetos para analisar a viabilidade de cultivar cacau nos locais. (Ascom Seagro)