Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus), através do Projeto Vida no Trânsito, faz uma série de exposiçõescom o tema “Trânsito sem Álcool”, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos e malefícios da associação de bebidas alcoólicas à direção veicular.

A primeira palestra deste ciclo acontece nesta segunda-feira, dia 11, às 14h, na Saneatins, próximo ao IFTO e terá como públicoos funcionários da empresa. A exposição será feita também aos servidores da sede da empresa, na região Norte, e do distrito de Taquaralto, na TO 050, nos dias 12 e 13, respectivamente.

De acordo com Valéria Regina Veiga Arantes, responsável Técnica pelo Núcleo de Prevenção a violências e Acidentes da Semus, apesar de o álcool possuir grande aceitação social e seu consumo ser estimulado pela sociedade, o álcool é uma droga que atua no sistema nervoso central que pode provocar alterações de comportamento e dependência. “Mesmo em doses consideradas pequenas, o álcool diminui a percepção, provocando alterações fisiológicas e psicomotoras que comprometem a estabilidade do indivíduo”, explica Valéria Regina.

Álcool que mata

Pesquisa do Ministério da Saúde indica que dos motoristas e motociclistas que morreram em acidentes de trânsito na Capital, quase 50% deles tinham consumido bebidas alcoólicas. Entre os condutores de carros, o índice de alcoolizados é ainda maior e chega a 56,6% do total de ocorrências. Já nas colisões com motos, foi constatado que quase 40% dos que dirigiam haviam ingerido, antes, alguma quantidade de álcool. (Ascom Semus)