Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A prefeitura de Lagoa da Confusão, em uma ação conjunta de várias secretarias municipais, realiza nesta quinta e sexta-feira uma série de atendimento a 303 famílias que moram no assentamento Loroty. Além da participação das autoridades municipais, também garantiram presença o secretário estadual de agricultura Jaime Café, o secretário estadual da juventude e dos esportes Olyntho Neto e o presidente da Adapec, Marcelo Inocente. O primeiro evento da ação foi à inauguração do posto da Adapec, a inauguração de um posto policial e a apresentação do telecentro digital, todos no assentamento.

O prefeito Neto Lino disse que é muito importante construir parcerias para se fazer grandes trabalhos e que não se consegue construir nada se não tiver grandes parceiros. “Conseguimos buscar esses benefícios para o Loroty por causa de parcerias. Por causa da parceira que temos com os secretários, com os deputados e com o governador que estão sempre dispostos a nos apoiar quando necessitamos. Esse posto da Adapec era uma luta constante que travávamos para facilitar a vida dos moradores do assentamento. Pessoas que agora não precisam mais sair daqui para regularizar inventário ou para fazer GTA (Guia de Transito Animal), mas o melhor de tudo é que agora podemos garantir também a segurança dos moradores, pois temos, a partir de hoje, um posto policial aqui”, disse Lino.

O secretário da agricultura Jaime Café salientou os benefícios que as obras irão levar ao município de Lagoa da Confusão. “Sinto-me muito feliz por trazer um benefício aqui para o (assentamento) Loroty. Por muitas vezes já havíamos tentado fazer com que esse posto da Adapec viesse para o assentamento, inclusive na época em que eu era prefeito, mas somente agora conseguimos e, saliento que estou trabalhando juntamente com o prefeito Neto para trazer um escritório do Ruraltins para Lagoa”, disse Café.

O presidente da Adapec, Marcelo Inocente, falou que a região do Loroty é muito rica e que o investimento para trazer um posto para o local era algo absolutamente necessário. “O governador Siqueira Campos, entendo a importância dessa região, determinou que fosse montado esse escritório aqui no assentamento, pois sabemos que investir aqui é ter a certeza de que dará retorno ao Estado”, declarou Inocente.

Telecentro

Outra obra apresentada aos moradores na manhã dessa quinta-feira, 14, foi um telecentro. Obra disponibilizada pela secretaria da juventude e dos esportes por meio de convênio com o governo federal.

Olyntho Neto , secretário da juventude e dos esportes falou que se surpreendeu por encontrar um assentamento tão bem organizado e com tantos benefícios tecnológicos. “Eu nunca tinha visto uma agrovila como essa aqui que tem asfalto, tem telefone e tem internet. Então quero congratular as autoridades municipais e principalmente o prefeito por ter conseguido esse telecentro, pois a persistência do Neto fez com que isso se tornasse realidade. Afinal, mal tínhamos assinado esse convênio com o governo federal, o prefeito já estava batendo à nossa porta pedindo para que trouxéssemos esse telecentro para cá”, disse Olyntho.

Ações

Além das inaugurações, uma ação da prefeitura municipal que envolve as secretárias de saúde, assistência social e educação será realizada durante todo esta quinta-feira e tambémn a sexta-feira. Dentre os serviços que serão desmobilizados, estão: cursos e oficinas; gincanas com alunos das escolas locais; palestras para alunos e professores; atendimento médico, atendimento psicológico, atendimento de dentistas, atendimento social e atendimento com fonoaudiólogo. (Ascom Prefeitura de Lagoa da Confusão)