Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Manoel Lima

No fim da tarde desta última segunda-feira, 25, foi realizado o primeiro ensaio coletivo do Coral Mil Vozes do Tocantins. O projeto da Secretaria Estadual da Educação reúne cerca de 1200 alunos de escolas estaduais e municipais, que irão se apresentar durante a Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit), no dia 7 de julho, às 19 horas.


Até o dia da apresentação, outros ensaios ainda serão realizados nos dias 2 e 5 de julho, também nas escadarias do Palácio. “É uma experiência maravilhosa ensaiar um coral como este. Não é fácil de jeito nenhum! É complicado porque a gente tem que ir às escolas, tem que ir a vários núcleos, alguns são de outras cidades. Mas no final, o resultado é maravilhoso. A gente sua a camisa, mas é muito bom”, afirmou orgulhosa a regente do coral, Marta Silveira.


Repertório


O Coral Mil Vozes está ensaiando sete músicas para a apresentação, entre canções regionais, nacionais e internacionais, dentre elas: “A paz”, “Girassol”, “He Comes de Sun”, “Não precisa”, “Coraçon Partio”, “Toquinho” e “Alma Leve”.


“A boa música desenvolve habilidades lógico-matemáticas e o conhecimento estético, a inteligência estética. Este projeto é essencial como elemento de formação destes meninos e destas meninas, pois apresenta valores. Agora as crianças se reúnem aqui pela segunda vez na Flit, tendo se apresentado outros momentos aqui também nesse mesmo espaço, no Palácio Araguaia. Todas às vezes para demonstrar arte, sensibilidade e emocionar as pessoas”, comentou o secretário estadual da Educação, Danilo de Melo.


Coral Mil Vozes


O coral proporciona ainda a integração entre as unidades escolares e aproxima os estudantes de realidades sociais distintas. O estudo da música também vai ao encontro da proposta das Escolas de Tempo Integral, que proporcionam aos alunos conviverem, diariamente, com diversas práticas artísticas. Para participar, as crianças e jovens também devem ter boas médias. “Para estar aqui eu tiro notas boas, mas não é difícil não. Eu gosto”, contou a estudante, Amanda Morais, que tem onze anos.


Dezessete escolas estaduais e municipais participam do Coral. Além das representantes da Capital, escolas de Paraíso do Tocantins, Monte do Campo, Rosalândia e Porto Nacional, também participam. “Estou achando muito bom, porque desenvolve a vontade da gente querer cantar e ser uma pessoa importante no mundo”, contou o estudante portuense, de sete anos, Carlos Expedito. (Ascom/Seduc)