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Saúde

Hospital Regional de Araguaina é atendido pelo laboratório

Hospital Regional de Araguaina é atendido pelo laboratório Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Hospital Regional de Araguaina é atendido pelo laboratório Hospital Regional de Araguaina é atendido pelo laboratório

A empresa Prisma Diagnósticos, responsável pelas análises laboratoriais do Hospital Regional de Araguaina e do Hospital de Doenças Tropicais informou, na manhã desta sexta-feira, 29, que irá suspender o atendimento nas duas unidades hospitalares a partir do dia 2 de julho. De acordo com a empresa, que está com o contrato com o governo encerrado desde maio, o comunicado pela não renovação contratual foi feita à Secretaria Estadual da Saúde em abril.

A paralisação deverá causar graves transtornos à comunidade, tanto tocantinense quanto dos estados vizinhos.

De acordo com a empresa, a decisão de não renovar o contrato de prestação de serviço com o governo do Estado se deu por conta de diversos atrasos nos pagamentos, “que, não raramente, perduraram por meses”, informa na nota.

Segundo a Prisma, a inadimplência do Estado inviabilizava o pagamento de fornecedores e funcionários que, segundo o banco de dados da empresa eram cerca de 30 somente para os dois hospitais.

A empresa informa que a decisão de não renovar o contrato foi comunicada à Secretaria Estadual da Saúde se "manteve inerte", segundo a Prisma. "Por mera liberalidade, continuamos a prestação de serviços durante o mês de junho, insistindo no diálogo, e aguardando uma medida por parte da Sesau, o que não ocorreu", afirma a empresa na nota.

Os servidores, segundo a empresa, já cumpriram o aviso prévio que terminou no dia 24 de junho, após a demissão de todos, o laboratório ficou impossibilitado de continuar com a prestação de serviços de análises clínicas.

O laboratório reclamou, ainda, das más condições de conservação das estruturas físicas das unidades hospitalares, que não atendem as determinações sanitárias. “Além dos transtornos financeiros e econômicos, nos últimos meses convivemos com instalações precárias e deficientes, que não atendiam as especificações mínimas da Vigilância Sanitária, o que levou nossa empresa a realizar reparos e obras em estruturas físicas que sequer estavam previstas no Termo contratual”.

Sesau

A Sesau informou ao Conexão Tocantins, por meio de nota que os pagamentos ao Laboratório Prisma já foram regularizados e quanto à previsão de contratação, o Estado está concluindo os termos de referência para todos os serviços que eram realizados pela Pró-Saúde e agora reassumidos pelo Governo. (Atualizada às 18h)

Confira abaixo a íntegra da nota da empresa.

NOTA À IMPRENSA

Informamos aos profissionais da área de saúde e usuários do SUS que nossa empresa deixará de realizar exames laboratoriais no Hospital Regional de Araguaína e no Hospital de Doenças Tropicais a partir do próximo dia 02 de julho.

Desde o início do mês de abril informamos à Secretaria de Saúde que não tínhamos interesse na renovação do Contrato 042/2011, que venceu no último dia 24 de maio. Durante toda vigência contratual experimentamos atrasos nos recebimentos, que, não raramente, perduraram por meses.

A inadimplência estatal inviabiliza o pagamento de fornecedores e salários de funcionários (aproximadamente trinta, apenas para atender as duas unidades de saúde).

Além dos transtornos financeiros e econômicos, nos últimos meses convivemos com instalações precárias e deficientes, que não atendiam as especificações mínimas da Vigilância Sanitária, o que levou nossa empresa a realizar reparos e obras em estruturas físicas que sequer estavam previstas no Termo contratual.

Apesar dos nossos comunicados informando da decisão de não renovar o contrato, a Secretaria de Saúde se manteve inerte. Por mera liberalidade, continuamos a prestação de serviços durante o mês de junho, insistindo no diálogo, e aguardando uma medida por parte da SESAU, o que não ocorreu.

Agora, com o aviso prévio dos funcionários demitidos cumprido no último dia 24 de junho, ficamos impossibilitados de continuar com a prestação de serviços.

Acreditamos ter cumprido com a nossa parte. Sempre buscamos o entendimento, fazendo-o por escrito e externando todas as razões que nos levaram a não renovar o pacto contratual.

Levamos a público o reconhecimento aos funcionários e fornecedores que conosco estiveram nesse período e não sucumbiram às dificuldades enfrentadas.

Araguaína/TO, 29 de junho de 2012, às 08h17.

PRISMA DIAGNÓSTICOS LTDA

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Análises Clínicas e Citologia

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