Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Após a oficialização do nome do ex-reitor da Universidade Federal do Tocantins, Alan Barbiero (PSB), como candidato vice-prefeito de Palmas na composição encabeçada pela deputada estadual Luana Ribeiro (PR), os líderes dos principais partidos da formação compareceram à convenção municipal do PSB, na Câmara de Palmas. Entre eles, a pré-candidata Luana, o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT) e o presidente regional do PSB, deputado federal Laurez Moreira.

O prefeito de Palmas, em seu discurso, tomou uma linha crítica e atacou diretamente o PMDB que, nesta sexta-feira, indicou Cirlene Pugliese como vice na chapa de Marcelo Lelis (PV). De acordo com o prefeito, depois que saiu do poder, o partido do ex-governador Carlos Gaguim, não se adaptou à oposição. “Há menos de um ano e meio e o PMDB estava no poder do Estado. Passado um ano e meio e o PMDB não conseguiu entender como é fazer oposição. Curiosamente o PMDB faz, hoje, parte do Palácio Araguaia”, atacou.

Já direcionando sua fala para a ex-prefeita de Palmas, Nilmar Ruiz (PR), que hoje também definiu apoio à Lelis, Raul criticou sua gestão no setor da educação municipal. “Assumi a Prefeitura de uma educadora onde nem os alunos e nem os pais tinham o menos estímulo com a educação”, disse. Raul ainda comentou sobre os principais coordenadores de campanha de Lelis, que, segundo o prefeito, fizeram parte de sua gestão. “São nove ex-auxiliares meus que hoje estão no âmago da base deles. Ou seja, o meu governo foi muito bem avaliado por aquele grupo”, completou.

Luana

Também em tom crítico, a pré-candidata comentou sobre as repentinas mudanças políticas promovidas por frentes partidárias, como o PSDB e parte do próprio PR. Mesmo sem citar especificamente as legendas, a deputada se limitou a destacar que sua nova composição “tem elementos que não se vendem, que não se negociam”.

Virando seu discurso para a administração estadual, Luana criticou os compromissos de campanha de Siqueira Campos que ainda não foram cumpridos. “Eles prometeram baixar a tarifa de energia e só fez aumentar. Eles prometeram acabar com o cartel dos postos de gasolina e não fizeram”, completou.