Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O mês de férias promete muita gargalhada e reflexão. O CineSesc preparou uma programação com duas comédias de diretores italianos e um drama brasileiro. “Almoço em Agosto”, “A viagem do capitão Tornado” e “Estômago” estarão em cartaz às sextas-feiras, sábados e domingos de julho, em Palmas e Gurupi. A entrada é gratuita.

O objetivo da área de cinema no Sesc do Tocantins é proporcionar qualidade de vida ao comerciário e à comunidade em geral, por meio do acesso às obras cinematográficas nacionais e estrangeiras de qualidade. O CineSesc prima por produções com conteúdo e relevância estética para a historiografia do cinema e dando ênfase na linguagem cinematográfica contemporânea.

Almoço em Agosto

A história se passa em Roma. Giovanni (Gianni Di Gregório) é um homem de meia idade, que mora com sua mãe viúva (Valeria de Franciscis) e enfrenta problemas financeiros.

O enredo envolve o Ferragosto, famoso feriado da Itália, comemorado em 15 de agosto. O termo deriva de “repouso” ou “férias de agosto”, é uma data em que os italianos pegam a estrada para desfrutar do auge do verão.

O filme tem duração de 75 minutos e será exibido às sextas-feiras e domingos, sempre às 16h. A classificação etária é de 10 anos.

A viagem do capitão Tornado

Com roteiro e direção de Eltore Scola, um dos melhores diretores italianos, o filme “A viagem do capitão Tornado” é um misto de fantasia, humor, música, romance, drama e erotismo.

A história se passa na França, em 1774, quando o último e faminto herdeiro da família Sigognac deixa o castelo de seus ancestrais para acompanhar um grupo de atores itinerantes, a caminho da corte do rei.

Com duração de 132 minutos, o filme será exibido aos sábados, a partir das 16h, e domingos, às 19h em Gurupi e às 19h30 em Palmas. A classificação etária é de 14 anos.

Estômago

Estômago é a história da ascensão e queda de Raimundo Nonato, um cozinheiro com dotes muito especiais. Trata de dois temas universais: a comida e o poder. Mais especificamente, a comida como meio de adquirir poder. E pode ser definido como “uma fábula nada infantil sobre poder, sexo e culinária”.

Em sua estreia mundial no Festival do Rio 2007, Estômago consagrou-se como grande vencedor, tendo recebido quatro prêmios: Melhor Filme pelo Público, Melhor Diretor, Melhor Ator e Prêmio Especial do Júri. Em sua estreia europeia, no Festival Internacional de Rotterdam, na Holanda, recebeu o prêmio Lions Award e foi o segundo colocado, entre 200 longas, na preferência do público. Teve participação especial no Festival de Berlim 2008, com direito a jantar inspirado nos pratos do filme, e venceu o Festival Internacional de Punta Del Este, no Uruguai, com os prêmios de Melhor Filme e Menção Especial de Melhor Ator.

O filme tem duração de 112 minutos e será exibido às sextas-feiras e sábados, às 19h em Gurupi e às 19h30 em Palmas. A classificação etária é de 16 anos. (Ascom Sesc)