Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva

O Tocantins é pioneiro e modelo no Programa PIF – Produção Integrada de Frutas na cultura do abacaxi, e pretende expandir o programa para a produção de banana. Por isso o Governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, em parceria com a Embrapa – Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e SFA - Superintendência Federal da Agricultura lançou o PIF Banana no Tocantins. Cerca de 30 irrigantes participaram do evento realizado no Projeto São João, na manhã desta terça-feira, dia 10.

Segundo o pesquisador da Embrapa Fruticultura e responsável técnico pelo PIF no Brasil, Aristóteles Pires de Matos, o programa foi criado pelo Governo Federal, ainda nos anos 90, para atender o mercado internacional que exigia uma produção sustentável. “Hoje é também uma exigência do mercado interno, que cobra alimentos sem agrotóxicos, com respeito ao meio ambiente e ao trabalhador. Ou seja, exatamente o objetivo do PIF, produtos economicamente viáveis, ambientalmente corretos e socialmente justos”, reforçou.

O Estado de Santa Catarina, de acordo com o pesquisador, é referência no PIF banana desde 2004. Com a implantação do programa no Tocantins, Matos disse que uma das vantagens para o produtor será a redução do custo, que no abacaxi gira em torno de 20%. “A banana só vamos conhecer o índice após o início do programa. O primeiro passo é adesão voluntária e sem custo do produtor ao programa, que receberá orientação para manejo de solo, aquisição de mudas, plantio e controle de pragas e doenças. E ainda o monitoramento dos procedimentos e a rastreabilidade de todo o processo produtivo”, explicou o coordenador aos irrigantes.

O secretário executivo da Seagro, Ruiter Pádua, ressaltou o apoio do Governo do Estado para o programa, pois o objetivo é a produção de qualidade para garantir uma boa comercialização, obtendo maior lucratividade. “Atualmente a banana produzida no Tocantins não abastece o mercado interno, e a intenção é resgatar a produção como já acontece com o abacaxi. A assistência técnica será diferenciada, com equipe própria para acompanhar o programa. E o sucesso do programa depende 90% da participação do produtor e a Seagro está à disposição para os interessados em participar”, completou.

São João

No projeto de Irrigação São João, a banana é cultivada em 12 lotes. Destes, oito proprietários estavam presentes e todos aderiram ao programa. Um deles é o irrigante Israel Andrade Soares, que produz banana há quase dois anos. “O programa vem ao encontro das nossas necessidades, que são a assistência técnica e orientações sobre plantio, manejo e cultivo. E o PIF irá proporcionar maior produtividade e o acesso às novas tecnologias disponíveis para a cultura da banana”, opinou o produtor.

Programa

O objetivo da Produção Integrada de Frutas é a produção com qualidade e de forma econômica, respeitando o ambiente, a saúde do consumidor e do produtor, através da minimização do uso de agroquímicos e da integração de práticas de manejo do solo e da planta. No mercado internacional a rastreabilidade é obrigatória desde 2005. O programa é do Governo Federal coordenado pela Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.