Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Ruraltins - Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins iniciou nesta terça-feira, 10, na Comunidade Azuis, localizado no município de Aurora do Tocantins, 496 km de Palmas, o processo de implantação da URBIS – Unidade Rural de Base Integrada Sustentável, para instalar o sistema agrícola familiar para o desenvolvimento do turismo rural.

O projeto consiste na união de produtores que desenvolvem um trabalho coletivo para a montagem das unidades familiares, estruturadas em hortas circulares, frutas e um galinheiro central.

De acordo com extensionista do Ruraltins, José Carlos de Miranda, o projeto foi elaborado de acordo com as necessidades reais e a participação da comunidade do azuis, objetivando revitalizar, com a conservação e a preservação dos recursos naturais, a microbacia do Rio Azuis para melhorar as condições sócio/econômicas/ambientais da população local.

O projeto é resultado da parceria entre o Ruraltins e associação dos moradores do Azuis e contemplará cerca de 50 famílias daquela comunidade.

Rio Azuis

O Rio Azuis tem grande significado para esse povoado, para o município de Aurora, Taguatinga e toda a região sudeste do Estado do Tocantins. Ele já se tornou conhecido globalmente, com fama de “Menor Rio do Mundo”, com 147 m de comprimento, Guinness World Records 2001. (Ascom Ruraltins)