Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O público da Feira Literária Internacional do Tocantins (FLIT) poderá conferir nesta quinta-feira, 12, todo o ritmo e o batuque das danças tradicionais do Estado como o Grupo Suça de Paranã, Grupo de Suça mãe Ana de Natividade, Grupo de Congo Conceição do Tocantins e Grupo de Congo da Comunidade Taperão de Santa Rosa do Tocantins. As apresentações serão realizadas a partir das 19 horas na Estação Folguedos.

Grupo Congo – Conceição do Tocantins

O grupo de congo de Conceição é formado por 18 integrantes. Os congos ou congadas são ligados à memória africana. Originou-se durante o período colonial e são representações de coroação de reis do Congo, embaixadas, bailados guerreiros, rememorando costumes e fatos da vida social, ligados a cristianização do reino do Congo no final do século XV. Cantos, danças e instrumentos de percussão compõem o conjunto dessa expressão, onde só os homens participam em homenagem a um Rei e uma Rainha.

Grupo de Roda de Natividade

A roda é uma expressão da cultura popular que se manifesta nos giros das folias ao Divino Espírito Santo. O grupo de roda de Natividade é formado por 10 (dez) foliões que durante os giros rezam o bendito, cantam e dançam a roda e a catira ao som dos pandeiros e das violas. A roda é o momento do improviso onde os foliões criam novas letras e melodias.

Grupo Suça – Natividade

Grupo de Suça Mãe Ana é composto de 14 integrantes. A suça é uma Manifestação de dança ao som de viola, tambores, pandeiros, caixa e ou instrumentos de metal e sopro é realizada no Estado do Tocantins em diversas festas religiosas. É denominada de suça ou súcia, sendo chamada também de batuque ou samba que se mescla com a dança do tambor, com o chorado e a jiquitaia.

Grupo Congo – Comunidade do Taperão – Santa Rosa do Tocantins

O grupo de congo de Santa Rosa é formado por 16 integrantes. Os congos ou congadas são ligados à memória africana. Se originou durante o período colonial e são representações de coroação de reis do Congo, embaixadas, reminiscências de bailados guerreiros, rememorando costumes e fatos da vida social, ligados a cristianização do reino do Congo no final do século XV.Cantos, danças e instrumentos de percussão compõem o conjunto dessa expressão, onde só os homens participam em homenagem a um Rei e uma Rainha.

Grupo Suça – Paranã

O grupo de suça de Paranã é composto por 21 integrantes. A suça de Paranã se manifesta ao som de tambor, caixa e pandeiros.