Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Os filmes “Almoço em Agosto” e “Estômago” serão exibidos nesta sexta-feira, 13, no Cine Sesc Gurupi, às 16h e às 19h, respectivamente. A programação se repete no fim de semana, nos mesmos horários. Ambos foram premiados em diversos festivais. A entrada é gratuita.

“Estômago” é um filme brasileiro, dirigido por Marcos Jorge, e trata da ascensão e queda de Raimundo Nonato, um cozinheiro com dotes muito especiais. Trata de dois temas universais: a comida e o poder. Mais especificamente, a comida como meio de adquirir poder. E pode ser definido como “uma fábula nada infantil sobre poder, sexo e culinária”.

Em sua estreia mundial no Festival do Rio 2007, “Estômago” consagrou-se como grande vencedor, tendo recebido quatro prêmios: Melhor Filme pelo Público, Melhor Diretor, Melhor Ator e Prêmio Especial do Júri. Em sua estreia europeia, no Festival Internacional de Rotterdam, na Holanda, recebeu o prêmio Lions Award e foi o segundo colocado, entre 200 longas, na preferência do público. Teve participação especial no Festival de Berlim 2008, com direito a jantar inspirado nos pratos do filme, e venceu o Festival Internacional de Punta Del Este, no Uruguai, com os prêmios de Melhor Filme e Menção Especial de Melhor Ator.

O filme tem duração de 112 minutos e será exibido às sextas-feiras e sábados, às 19h em Gurupi e às 19h30 em Palmas. A classificação etária é de 16 anos.

Já “Almoço em Agosto” foi eleito o melhor filme de estreia no Festival de Veneza em 2008. O diretor, Gianni Di Gregório, atua como o protagonista do longa, que destaca o famoso feriado italiano chamado “Ferragosto”, comemorado em 15 de agosto. O termo deriva de “repouso” ou “férias de agosto”, é uma data em que os italianos pegam a estrada para desfrutar do auge do verão.

A história se passa em Roma. Giovanni (Gianni Di Gregório) é um homem de meia idade, que mora com sua mãe viúva (Valeria de Franciscis) e enfrenta problemas financeiros. O filme tem duração de 75 minutos e será exibido às sextas-feiras e domingos, sempre às 16h. A classificação etária é de 10 anos.