Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Planejamento e Finanças, implantou o novo Sistema de Gestão Tributária de ISSQN Online, conforme estabelece o decreto N.°1.001, de dezembro de 2011. “Este procedimento permite maior agilidade e segurança para o empresário e para o cliente”, explica o gerente do núcleo regional do Sebrae/TO, José Carlos Bessa.

O novo programa é utilizado de forma gratuita, solicitando via internet no website da Prefeitura o credenciamento como emissoras de NF-e. Todas as empresas que emitem e recebem serviços devem se cadastrar no sistema para gerar imposto.

“O Empreendedor Individual também é obrigado a emitir nota fiscal eletrônica. Já tivemos muitos problemas, porém foi avisado com antecedência que o bloco de notas não teria mais validade após a data de exigência da NF-e”, explica Ricardo Prado, do Suporte Técnico de Nota Fiscal Eletrônica da Secretária Municipal de Finanças de Gurupi.

A obrigatoriedade da NF-e trouxe também várias vantagens para a sociedade, entre elas, a melhoria no controle e maior comodidade ao contribuinte. Além disso, ela incentiva o comércio eletrônico e reduz o consumo do papel.