Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

A Defesa Civil estadual efetuou um estudo cronológico dos focos de calor no Estado do Tocantins visando entender a dinâmica das queimadas no período de estiagem, para efetuar um melhor combate aos incêndios florestais e uma melhor orientação das brigadas.

O estudo dividiu o Estado em cinco regiões, e apontou em cada uma delas os meses de maior incidência de focos de calor nos últimos cinco anos, de janeiro de 2008 e dezembro de 2011.

O estudo aponta que a maior incidência dos focos de calor ocorrem na região Norte em outubro; na região central, região Sul e região do Jalapão em setembro; na Ilha do Bananal nos meses de agosto e setembro.

O estudo aponta também que a incidência de focos têm inicio na região do Jalapão no mês de junho, posteriormente, inicia-se na Ilha do Bananal em julho. No mês de agosto a Ilha do Bananal se apresenta como área preocupante pela intensificação do número de focos. O mês de outubro em linhas gerais também é bastante preocupante em todo o Estado, porém, com o início das chuvas geralmente no final do mês os números começam a cair. Os incêndios se encerram na região Norte, pois apresenta um retardo no início da estiagem em comparação com o restante do Estado.