Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Termina na próxima terça-feira, 31, o prazo para as escolas públicas e particulares de todo o País cadastrarem as informações do Censo Escolar da Educação Básica ano-base 2012. As unidades de ensino devem acessar o endereço eletrônico http://www.educacenso.inep.gov.br e prestar informações relativas às matrículas efetivas, situação das instalações físicas das escolas, dentre outros. A menos de uma semana da data limite, das 2.758 unidades ensino do Tocantins, cerca de 82% informaram os dados.

Os resultados preliminares serão publicados em agosto e após a divulgação o sistema será reaberto por mais 30 dias para eventuais correções, período em que a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) fará o acompanhamento em todas as Regionais de Ensino. “Após o encerramento do envio de dados, na etapa de retificação, os técnicos do Censo visitarão os municípios para a verificação dos dados informados e auxiliar os gestores nas possíveis alterações no Educacenso”, explica Rozângela Maria Souza, coordenadora Estadual do Censo Escolar.

O Censo Escolar é a mais completa fonte de informações utilizada pelo Ministério da Educação. Realizado anualmente, serve de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas como os de transferência de recursos públicos para merenda e transporte escolar. As informações declaradas também são usadas na composição do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e referência para as metas do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação).

Caso a escola não informe os dados a unidade de ensino fica fora dos indicadores educacionais. Os estudantes das instituições que não efetuarem o cadastramento também não podem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). (Ascom Seduc)