Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Zacarias Martins

Foto: Zacarias Martins

O deputado federal Laurez Moreira (PSB), candidato a Prefeitura de Gurupi pela colição ‘A Força de um Novo Caminho’, esteve reunido na noite desta última quinta-feira, 2, com representantes da classe artística da cidade, quando recebeu várias sugestões  para serem inseridas em seu plano de governo para o setor cultural. Laurez estava acompanhado de  Dolores Nunes (PMDB), candidata a vice em sua chapa, bem como, da deputada estadual Josi Nunes (PMDB).

Compareceram à reunião, representantes da Associação de Artes de Gurupi, da Academia Gurupiense de Letras, da Associação dos Músicos e Compositores de Gurupi, do Conselho Municipal de Cultura, bem como, artistas ligados às áreas de artesanato e artes cênicas.

Os artistas defendem que sejam disponibilizadas instalações dignas para as instituições de Gurupi e que seja garantida dotação orçamentária, em lei específica, para viabilizar os projetos das entidades proponentes, além de dar autonomia administrativa e financeira ao titular da Secretaria Municipal de Cultura, criando o Fundo Municipal de Cultura e destinando o correspondente  de 1% da receita municipal para o setor.

Uma antiga reivindicação que os artistas esperam ser concretizada é a construção do Teatro Municipal de Gurupi, com todos os equipamentos necessários para o seu pleno funcionamento. “É inadmissível uma cidade do porte de Gurupi ficar de fora do circuito das grandes espetáculos por falta de um local apropriado para apresentações artísticas”, afirmou Lucirez Amaral, presidente da Associação de Artes de Gurupi, ressaltando que espera que o próximo prefeito da cidade tenha um comprometimento maior com a causa cultural.

Novos espaços

Os artistas reivindicam, ainda, a construção de um novo espaço para a Biblioteca Municipal, mais afastado do Centro Cultural Mauro Cunha, no lado oposto da praça onde hoje se localiza, e adaptar as instalações atuais para abrigar o centro administrativo da Secretaria Municipal de Cultura e a sede  administrativa das instituições proponentes.

Os artistas também propuseram a Laurez Moreira, a construção de uma concha acústica com arquibancadas, demarcação para as bancas da Feira da Amizade, bem como, que a administração municipal priorize a contratação de artistas locais nas comemorações públicas, pagando-lhes cachês dignos. A indicação do próximo gestor da cultura municipal pela classe artística gurupiense também foi proposta.

Comprometimento

Laurez ouviu as reivindicações, agradeceu aos artistas pela iniciativa de apresentar essas propostas e se comprometeu em implementar, na sua gestão, políticas publicas de valorização do artista gurupiense. Disse ainda que como prefeito, vai discutir com a classe  artística a criação de um calendário cultural permanente para Gurupi e que procurará fazer parcerias com entidades culturais e com outros organismo para que possam ser viabilizados os projetos culturais que a cidade tanto precisa.

Questionado sobre os motivos que o levaram a se candidatar ao executivo Gurupiense, Laurez Moreira disse que assumiu essa decisão por acreditar que pode mudar e muito a realidade de Gurupi. “A cidade está clamando por uma boa gestão, uma gestão de qualidade, comprometida com o desenvolvimento local, e é por isso que resolvi deixar o legislativo para disputar a eleição de prefeito”, enfatizou Laurez. (Assessoria de Imprensa)