Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O Instituto Henfil, organização que mantém cursos pré-vestibulares sem fins lucrativos, está com as inscrições abertas para adesões ao Projeto Enem na Sua Comunidade. O Projeto oferece, gratuitamente, para prefeituras, escolas públicas e ONGs de todo o território nacional, um Curso de Preparação para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), transmitido por vídeo pela internet, a ser disponibilizado para grupos.

A prefeitura que aderir ao projeto poderá formar salas e, ao vivo, as aulas para alunos e interessados de sua escola e/ou comunidade. As aulas ao vivo acontecerão as segundas, quartas e sextas, das 14h às 17h20min, a partir de 06 de agosto até o dia 31 de outubro, a quarta feira anterior às provas do Enem, que este ano ocorrerão nos dias 3 e 4 de novembro. No dia 06 de agosto haverá um teste de transmissão para que as prefeituras e Instituições realizem os últimos ajustes.

Os alunos poderão, inclusive, tirar suas dúvidas da aula. As dúvidas mais frequentes serão selecionadas para que o professor as responda ao vivo. Haverá também um material de apoio, com as questões que serão utilizadas no curso, que ficará disponível no site para download.

O único custo que será repassado para cada instituição que aderir é o da transmissão de dados (streaming), de R$ 75,00 por mês por sala de transmissão, independente do número de alunos, para que a imagem transmitida seja de boa qualidade, em tempo real. A Instituição precisa ter os equipamentos mínimos para a transmissão das aulas (computador com acesso à Internet, data-show ou TV, caixas acústicas, link de Internet exclusivo de pelo menos 512kbps e um computador extra se quiser participar do tira-dúvidas das aulas).

Para aderir ao curso Enem na sua Comunidade, é necessário fazer um cadastro no site do Instituto Henfil (http://www.cursoenem.org.br), onde está disponível o termo de adesão. Através da assinatura on-line desse termo, a instituição se compromete a não comercializar as aulas e a disponibilizar lista de emails de alunos, professores e demais profissionais envolvidos, para o envio dos exercícios utilizados nas aulas, dicas de estudos, textos explicativos sobre o Enem e orientações para o dia do exame.

O projeto é uma oportunidade para qualificar estudantes e prepará-los para o Exame que dá acesso à maioria das Universidades públicas do país, através do SiSu, além de permitir concorrer às bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Governo Federal. Para obter mais informações sobre o curso, a instituição deve entrar em contato com o Observatório Social do Instituto Henfil pelo telefone (11) 4514-4184 ou pelo e-mail comunidade@cursoenem.org.br.