Desta segunda-feira, 6 ate o dia 9 de agosto o Senac Palmas oferece o curso Práticas de implantação da Escrituração Fiscal Digital EFD / Sped Fiscal. As aulas acontecem no horário das 18 às 22 horas, no Senac Palmas. O curso é voltado para empresários e colaboradores e o investimento é de R$ 180,00 (cento e oitenta reais). As vagas são limitadas.
O objetivo do curso é trabalhar com um conjunto de escrituração de documentos fiscais, apuração de alguns impostos e outras informações de interesse dos fiscos das unidades federativas e da Receita Federal do Brasil.
Para fazer a inscrição, o interessado deve apresentar CPF, RG e comprovante de endereço.
Sped Fiscal
Na legislação Sped Fiscal é nomeado Escrituração Fiscal Digital (EFD). A EFD faz a apuração de registros de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte.
Em janeiro de 2007 o então presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva, assinou o decreto instituindo o Sistema Público de Escrituração Digital - Sped. No Tocantins, a portaria foi assinada pela SEFAZ em dezembro de 2009, estabelecendo a obrigatoriedade e o credenciamento dos contribuintes do ICMS, para a utilização de Escrituração Fiscal Digital – EFD aqui no Tocantins.
Este arquivo deverá ser assinado digitalmente e transmitido, via Internet, ao ambiente Sped. A partir de sua base de dados, a empresa deverá gerar um arquivo digital, informando todos os documentos fiscais e outras informações de interesse dos fiscos federal e estadual, referentes ao período de apuração dos impostos ICMS e IPI. Ele substitui os livros fiscais de entrada, saída e inventário. O Sped Fiscal tem sido um dos maiores desafios para a gestão fiscal das empresas, pois envolve pessoas, sistemas e processos.