Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Com um plantel avícola de mais de 7 milhões de aves comerciais e de subsistência, o Tocantins tem despontado a cada ano na produção. Para alavancar ainda mais este crescimento e elevar o status sanitário, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e o Fundo Privado de Defesa Agropecuária do Tocantins (Fundeagro) beneficiarão sete municipios pólos avícolas com a entrega de sete geladeiras para estruturar os escritórios da Adapec. O evento vai ocorrer nesta-ferça, 7, às 14hs, na sede da Agência, em Araguaína e contará com participação do presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente, do presidente do Fundeagro, Edmar Correira de Oliveira e demais representantes do setor avícola.

As geladeiras têm a finalidade de consevar o material biológico coletado das aves, até que sejam enviados aos laboratórios para diagnósticos de doenças. “Com este suporte criamos alternativas para atender a crescente demanda da sanidade avícola que tem grande importância econômica para o nosso Estado”, disse o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, João Eduardo Pinto Pires.

Para o secretário da Associação de Avicultores do Norte de Tocantins (Avinto), Raimundo Alves Ferreira, o benefício vem de encontro as demandas do setor que pretendem colaborar com o avanço dos status sanitário que hoje a classificação é “C”, com a pretensão de elevar para “B” . “Estamos cumprindo as exigências do Programa Nacional de Sanidade Avícola, pois queremos melhorar a produção e expandir a comercialização para novos mercados consumidores”, disse.

O presidente da Adapec afirma que a avicultura tocantinense tem capacidade de crescimento e competência para evoluir, e que o Fundeagro é um dos parceiros para as ações de Defesa, pois nele, o produtor contribui voluntariamente e o investimento é revertido em benefícios. “A parceria público- privada é extremamente importante para o desenvolvimento econômico. Já temos um controle sanitário eficiente, mas precisamos atender outras demandas estruturais como estas”, disse.

Os municípios beneficiados serão: Aguiarnópolis, Araguaína, Nazaré, Palmeiras do Tocantins, Paraíso, Tocantinópolis e Wanderlândia.