Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O secretário executivo da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Padua, se reuniu na tarde desta quarta-feira, dia 08, com representantes da Comissão da Produção Orgânica do Tocantins. O encontro aconteceu no gabinete da nova sede da Seagro, próximo ao Palacinho, em Palmas.

Na ocasião, os membros da Comissão apresentaram as ações desenvolvidas desde 2007, ano em que foi criada e implantada. Dentre as atividades realizadas pela Comissão a favor do incentivo à produção orgânica no Tocantins, estão palestras, clínicas tecnológicas, ações do Programa Banco Comunitário de Sementes de Adubos Verdes, com distribuição de sementes para agricultores familiares. Além de visitas técnicas às propriedades rurais, oficinas para regularização da produção orgânica frente à Legislação do Mapa, treinamentos, e da organização da Semana Estadual de Alimentos Orgânicos.

“Queremos apresentar nossas atividades e buscar novas parcerias para ações futuras a serem desenvolvidas com os pequenos produtores”, explicou Patrícia Rezende, representante da SFA – Superintendência Federal da Agricultura, em Palmas.

Pádua falou sobre a importância da Comissão para que a agricultura familiar se organize para desenvolver o setor. “Cada dia que passa mais consumidores no mundo pedem alimentos sem defensivos agrícolas e é preciso atender essa demanda crescente”, afirmou, acrescentando o potencial.

Membros

A Comissão é formada por representantes de sete instituições governamentais (SFA, Seagro, Ruraltins, Adapec, Funai, UFT – Universidade Federal do Tocantins, Unitins – Fundação Universidade do Tocantins) e sete não governamentais (Faculdade Católica, Faerto – Federação Tocantinense das Associações e Entidades Rurais, Ulbra, Coopter - Cooperativa de Trabalho, Prestação de Serviços, Assistência Técnica e Extensão Rural-, Fetraf – Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, CentralPar e Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do PA. São João.

Serão criados mais dois polos, ainda este ano, nas microrregiões do Médio Norte e Sudeste.  O objetivo dos polos é incentivar a produção para otimizar a comercialização e os recursos dos parceiros.

Feira do Empreendedor

Nos dias 9, 10 e 11, a partir das 20h, a Diretoria de Agroenergia da Seagro, através do consultor técnico de Biomassa, o engenheiro agrônomo Carlos Gomes da Paixão Filho  apresentará a palestra: Cultivo e manejo da Cultura da Seringueira, no espaço do Agronegócio da Feira do Empreendedor, no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas. (Ascom/Seagro)