Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um dos destaques da programação do evento Libertas XXI , que acontece nos próximos dias 27 e 28, em Palmas, é a entrega do título de Doutor Honoris Causa à presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet), senadora Kátia Abreu (PSD). O título é outorgado pela Academia Brasileira de Filosofia durante a abertura solene do evento, na próxima segunda-feira, a partir das 13h30. O professor doutor Ives Gandra Martins fará a saudação antecedendo a entrega do título.

A senadora é a 9ª personalidade a receber o título e a partir da próxima segunda ela integrará o grupo seleto de homenageados com a honraria. Nomes como os do vice-presidente Michel Temer, da ministra Ellen Gracie, do filósofo francês Emmanuel Faye também já receberam o título por suas relevantes ações.

O título é concedido após aprovação do nome do homenageado por um conselho da Academia Brasileira de Filosofia e a partir de reunião da diretoria e acadêmicos. A senadora Kátia Abreu foi escolhida para receber a honraria por sua incansável luta em defesa da liberdade e por sua liderança, hoje reconhecida no cenário nacional e internacional.

O presidente da Academia Brasileira de Filosofia, professor doutor João Ricardo Moderno disse que a senadora é a grande líder da política brasileira, “é com muita honra que a Academia Brasileira de Filosofia vem outorgar o título de Doutor Honoris Causa à emblemática senadora Kátia Abreu, que é a grande líder da política brasileira contemporânea, destacando-se na defesa da liberdade, da cidadania e do desenvolvimento com paz no campo e nas cidades”, disse.

Perfil Kátia Abreu

Psicóloga de formação Kátia Abreu sempre atuou junto à classe ruralista por sua experiência como produtora rural. Por seu relevante trabalho junto aos setores agropecuários foi eleita presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e também da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet). Foi deputada federal por um mandato e atualmente é senadora da república de grande destaque pelo Estado do Tocantins.

Libertas XXI

O Libertas XXI é um evento realizado pela Academia Brasileira de Filosofia desde 2010, tendo como principal objetivo discutir liberdade e democracia. Este ano, em sua terceira edição traz o tema “Liberdade e Democracia no Novo Século”. Esta é a primeira vez que o evento é realizado no Tocantins em parceria com sistema Faet/CNA/Senar. Durante dois dias mais de 15 palestrantes de renome nacional e internacional debaterão a liberdade em seus diferentes aspectos. O evento acontece nos dias 27 e 28, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado, em Palmas. (Assessoria de Imprensa)