Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

A presidente do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, Miyuki Hyashida, recebeu na manhã desta segunda-feira, 27, a visita de representantes da Saneatins, Empraba e Semades – Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, para discutir ações de parceria visando à implementação do Projeto “Taquaruçu: Uma fonte de Vida”.

O projeto de iniciativa da Saneatins , criado em 2009, tem como objetivo a revitalização da sub-bacia do Ribeirão Taquaruçu Grande para estimular à conservação de áreas naturais e sua biodiversidade, a produção de água, a adoção de boas práticas de conservação e uso do solo. Segundo dados apresentados no projeto atualmente, 66% da capital é abastecida por meio da captação de tratamento da água da sub-bacia do Ribeirão Taquaruçu Grande.

De acordo com engenheira civil da Saneatins, Fabiola Preihs, a parceria com o Ruraltins é importante para o sucesso do projeto, uma vez que será possível promover o desenvolvimento rural daquela região de forma sustentável na sub-bacia do Ribeirão Taquaruçu, para reverter o quadro de degradação ambiental. “ Há 17 anos, no período de estiagem , vem ocorrendo uma redução de 80% na vazão do Ribeirão Taquaruçu Grande”, apontou a engenheira.

A presidente do Ruraltins, Miyuki Hyashida, considerou a solicitação de parceria viável, no sentido de colaborar com o projeto. “Por meio da prestação de serviço dos extensionistas rurais, realizaremos um trabalho de conscientização e práticas corretas de produção agrícola de maneira sustentável junto aos produtores rurais”, considerou. (Ascom Ruraltins)