O Governo do Tocantins já destinou mais de 1,6 tonelada de recicláveis à associações de catadores de Palmas em 2025. De acordo com o relatório da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) apresentado nesta segunda-feira, 22, no período de janeiro a setembro deste ano, foram recolhidos 1.637,13 quilos de materiais recicláveis, sendo destes 438,230 kg de papel, 452,260 kg de plástico, 483,380 kg de vidro, 197,460 de metal e 65,800 kg de eletroeletrônicos.
Toda semana a equipe de gestão Integrada de Resíduos Sólidos recebe os servidores com suas contribuições, onde são pesados e acomodados nos contêineres de coleta seletiva de materiais recicláveis e entregues a uma associação de catadores através do projeto Ecohábito, desenvolvido no Tocantins, no âmbito do programa A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
Com a mobilização, os servidores recebem o incentivo a coleta seletiva e a ação inspira outros órgãos e municípios a adotarem práticas sustentáveis que contribui para redução do volume de resíduos destinados ao aterro, além de evitar a destinação inadequada de materiais que impactam o meio ambiente.
Às segundas-feiras é realizado o recebimento de recicláveis com o Ecohábito, quando é realizada a coleta dos materiais recicláveis entregues voluntariamente pelos Ecoservidores da Semarh. Esses resíduos são triados e posteriormente encaminhados para associações de catadores parceiras da secretaria. Ao longo da semana são desenvolvidas outras ações de engajamento, divulgação de conteúdos educativos com dicas.
A3P no Tocantins
A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa criado pelo Ministério do Meio Ambiente com o objetivo de incentivar os órgãos públicos a adotarem práticas sustentáveis. O programa visa aumentar a eficiência na gestão pública, ao mesmo tempo em que promove a conservação ambiental e reduz os custos operacionais dos órgãos públicos. A A3P reflete a preocupação em integrar a sustentabilidade nas atividades administrativas.
Em 2025 foi implementada a rotina sustentável no órgão desenvolvendo ações diárias voltadas à promoção da sustentabilidade no âmbito institucional, em consonância com os princípios da A3P. Para sistematizar essas ações, foi criado o Planner EcoSemarh, uma agenda que organiza práticas sustentáveis realizadas ao longo da semana, com foco na conscientização, engajamento dos servidores e fortalecimento da gestão ambiental interna. E na sexta-feira, 19, o estado celebrou o Dia Internacional da Limpeza, com os crescentes resultados alcançados.
Em 2024, o processo de adesão à A3P foi iniciado em março, com a aquisição de lixeiras para a coleta seletiva na Semarh e a parceria com cooperativas de catadores. Além disso, a reforma na Semarh incluiu melhorias em infraestrutura, como a troca de fiação elétrica e equipamentos, buscando otimizar recursos naturais e melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho.
A Semarh também promove, semestralmente, ações do projeto Ecoviver, com o foco na qualidade de vida dos servidores da Pasta.