Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em um programa praticamente na íntegra dedicado à saúde da mulher, exibido na segunda-feira à noite, a coligação “É a Vez do Povo” do candidato a prefeito de Palmas, Marcelo Lelis (PV), apontou problemas de gestão na saúde do município. O programa mostrou que a rede municipal tem um mamógrafo que não é utilizado e, em contrapartida, as mulheres da capital têm muitas dificuldades para fazer a mamografia, exame fundamental para detectar qualquer problema no tecido mamário antes que ele se agrave.

Durante o programa, que pode ser visto neste link  http://www.marcelolelis43.com.br/index.php/multimidia/tv/, foram exibidos depoimentos de várias mulheres que confirmaram a dificuldade para a realizar o exame na capital.

Contudo, enquanto o mamógrafo fica parado, a Prefeitura de Palmas credencia clínicas particulares a fazer o exame, aumentando o custo para os cofres públicos de um serviço que poderia ser prestado pelo próprio município. No último dia 15 de agosto, por exemplo, o Diário Oficial da União publicou extrato de termo aditivo de credenciamento de uma clínica particular de Palmas para fazer exames mamografias. Conforme pode ser confirmado aqui http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=198&data=15/08/2012, o credenciamento inicial foi feito em 2009.

Para Marcelo Lelis, esses problemas de gestão precisam ser urgentemente solucionados. Primeiro, por que aumentam os gastos da Prefeitura de Palmas e, segundo, por dificultar que as palmenses tenham acesso aos exames. (Assessoria de Imprensa)