Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 Auxiliares, técnicos e enfermeiros aprovaram nesta terça-feira, 28, a proposta de alteração do Plano de Cargos, Carreiras, e Remunerações (PCCR). A Assembleia Geral aconteceu no auditório do Conselho Regional de Medicina. Na última segunda-feira, 27, uma outra Assembleia, realizada em Araguaína, também foi a favor da mudança. Apesar da aprovação, em ambas, houve descontentamento de grande parcela dos profissionais presentes. A enfermagem representa hoje 60% dos trabalhadores da saúde estadual,

A proposta foi apresentada pela Assessoria Jurídica do Sindicato dos Profissionais da Enfermagem do Tocantins (Seet), que explicou a posposta que atingirá seis itens da tabela financeira. Entre as alterações, para os atuais servidores haverá a manutenção do percentual da progressão na saúde do nível I ao IV, sendo que 22% para progressão vertical e 5% para horizontal. Também foi proposta a construção do nível 5, com percentual de 14% e de 11% a partir do nível 6 até o 14.

Os pagamentos em atraso serão divididos em 12 parcelas, a contar a partir do salário de janeiro de 2013. No mesmo mês será dado início ao pagamento do valor do novo reajuste, de acordo com a proposta do governo. Em 2014 os servidores que possuem duas progressões receberão apenas a progressão vertical com índice de 22%. O pagamento da horizontal acontecerá em 2015.

Para os novos concursados a progressão ficará de forma alternada, sendo que o índice ficará 11% na vertical e 5% na horizontal com interstício de 3 em 3 anos. Também foi regularizada a situação do adicional noturno na tabela das progressões.

De acordo com o presidente do Seet, Ismael Sabino da Luz, a decisão marca o fim de um longo debate.

“Nós sentamos e negociamos por diversos meses com o governo. Precisávamos tomar uma decisão e só faltava a nossa categoria se manifestar. Espero que Estado cumpra com a sua parte”, declarou o presidente acrescentando que será enviado para a Assembleia Legislativa um projeto de lei com as alterações do PCCR para começar a valer. (Ascom Seet)