Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Aldemar Ribeiro

O governador Siqueira Campos assinou, na tarde desta quarta-feira, 29, em Xambioá, região Noroeste do Estado, uma ordem de serviço que possibilitará o reinicio das obras de asfaltamento da TO-164 que liga o centro da cidade ao entroncamento da Indústria de cimento Voltorantim, no quilômetro 16.

O governador estava acompanhado dos secretários estaduais, Agimiro Costa, do Trabalho e Ação Social; Alexandre Ubaldo, da Infraestrutura; Olyntho Neto, da Juventude e dos Esportes; e Paulo Massuia; da Indústria e do Comércio, além da prefeita Ione Leite e outras autoridades municipais.

A obra da TO-164 foi reiniciada logo após a assinatura da ordem de serviço. O investimento é de quase R$ 16 milhões, adquiridos através de um financiamento junto ao BNDES – Bando Nacional de Desenvolvimento. Chapada do Chiqueirão e Manchão do Meio são os distritos beneficiados pela obra. Ambos estão localizados dentro do trecho de 13,79 km que receberão pavimentação especial capaz de suportar o trânsito pesado dos veículos de carga que fazem o transporte da produção da região.

De acordo com Alexandre Ubaldo, a via de Xambioá terá pavimentação semelhante a das principais vias federais do país. “Todo o trecho terá os padrões do Denit. A base será feita a base de cimento e o produto será fornecido pela própria Voltorantim”, explicou ele.

A obra vai beneficiar pessoas como Luiz Bernardo Aquino, um aposentado que mora no na região, no distrito de Chapada do Chiqueirão, desde 1954.  De acordo como morador a pavimentação da rodovia é um anseio antigo dos xambioenses, pois segundo ele o asfalto é capaz de gerar outras melhorias para a região. “Com a pavimentação a gente vai poder  ir à igreja com mais tranqüilidade, pois hoje a gente chega lá todo empoeirado”,destacou ele com simplicidade.

O governador Siqueira Campos disse na oportunidade que além do beneficio imediato para a população da região, a obra faz parte do projeto do Governo de fortalecer o sistema logístico do Tocantins na intenção de facilitar o escoamento da produção do Estado. “Se facilitarmos o escoamento da produção iremos tornar as nossas empresas mais competitivas no mercado nacional e internacional”, frisou o gestor.

Durante a solenidade, Siqueira Campos além de pedir agilidade da empresa na conclusão da obras, também anunciou a intenção do Governo de asfaltar a pista do aeroporto da cidade. “A empresa já me falou que são 100 dias, mas eu quero que essa obras esteja pronta em apenas 90 dias, e digo a vocês que iremos investir cerca de R$ 8 milhões no aeroporto de Xambioá”, falou ele em seu discurso.

Transbananal

O fortalecimento do setor logístico do Tocantins também foi destacado pelo Governador que considerou satisfatória sua viagem à Brasília onde foi pleitear o apoio do Exército para a construção da TO-500, também conhecida como Transbananal e que deve cortar a Ilha do Bananal, ligando os estados do Tocantins e do Mato Grosso. “Meu objetivo é conseguir o apoio do Exército, pois onde o Exército entra as coisas acontecem com agilidade, nós temos que construir essa via, porque ela será capaz de encurtar a ligação entre o Oceano Atlântico com o Pacífico”, finalizou o governador. (Secom)