Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Márcio Vieira

O vice-governador do Estado do Tocantins, João Oliveira (PSD), representou o governador Siqueira Campos (PSDB) na solenidade do desfile cívico estudantil e militar na tarde desta última sexta-feira, 7, que marcou os 190 anos do Dia da Independência do Brasil. O ato foi realizado na avenida Tocantins, em Taquaralto, e prestigiado por uma grande público ao longo de todo o trajeto da avenida, no sentido Sul.

O desfile deste 7 de setembro teve início por volta das 17h, priorizando a temática do civismo em torno dos “190 anos de Brasil Independente”, com a participação de 1.200 alunos de dez escolas da rede estadual, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militares, Exército e Marinha do Brasil e entidades da sociedade civil.

Após passar as tropas em revista, o vice-governador, as demais autoridades presentes e a população assistiram ao desfile propriamente dito, na apresentação de trajes de uniformes, alegorias, enfoque de temáticas, referências e homenagens, a partir do palanque montado no largo da Praça da Igreja Matriz de Taquaralto.

O governador Siqueira Campos foi homenageado na ocasião por uma das escolas que desfilaram, como tributo à luta empreendida para a criação do Estado do Tocantins. As escolas levaram para a avenida fanfarras, a história do País, desde o Brasil Colônia à trajetória da luta pela independência política, o período compreendido pela ditadura militar (1964 - 1985), até a atualidade.

Elogio ao desfile

A preocupação com a formação educacional e moral das pessoas, o meio ambiente, a consciência para se eliminar prática das queimadas, a prática do esporte, demonstrada por exemplo, no Projeto Força no Esporte, coordenado pelo 22º BI – Batalhão de Infantaria do Exército de Palmas, com crianças e adolescentes, fizeram parte da parada cívica, que foi bastante elogiada pelos pais, alunos e o público em geral, dada a sua organização.

O comandante-geral da PMTO, coronel Francisco Marielton dos Santos, deixou a praça do desfile civil-militar contente. “Foi uma apresentação das nossas escolas e das corporações realizada de forma harmônica, muito bonita como há muito não víamos. Os alunos estavam empolgados”, observou ele.

O secretário da Educação, Danilo de Melo Souza, sublinhou ao dizer que a população de Palmas presenciou um desfile de alto nível e que o Governo do Estado vem cuidando das escolas e de seus alunos para elevar a qualidade do ensino em todo o seu conjunto.

O vice-governador João Oliveira destacou que o governador Siqueira Campos vem na determinação de dedicar cada vez mais atenção à educação e às organizações militares para que o nível do ensino, assim como o de segurança no Estado, melhorem ainda mais. Ele garantiu que o Governo trabalha para formar fanfarras e bandas em todas as escolas da rede estadual. Quanto ao desfile em si, afirmou que o evento externou “um sentimento de nacionalidade”. (Secom)