Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel

Diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel Diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel

A 12ª Goiânia Mostra Curtas encerra, no dia 17 de setembro (segunda-feira), inscrições para quatro oficinas, um seminário, uma palestra e para o Encontro Ancine. São oferecidas gratuitamente as oficinas O documentário sob o risco do curta-metragem, com a professora e pesquisadora Patricia Rebello; Direção – do roteiro à pós-produção, com a cineasta Juliana Rojas; Formatação de projetos e produção executiva, com o produtor Helio Pitanga; e Criação de Vídeo-poemas, com o arte-educador Igor Amin e a educadora física Bruna Carvalho. Também são oferecidos o seminário Pós-produção na Era Digital, com o produtor e professor José Augusto de Blasiis; a palestra Vivências de escritor e roteirista profissional, com o roteirista, dramaturgo e escritor Fernando Bonassi; e o Encontro Ancine: Audiovisual - novas perspectivas para a produção regional, com o diretor-presidente da agência, Manoel Rangel.

As inscrições para as oficinas, seminário, palestra e Encontro Ancine podem ser feitas pelo site http://www.goianiamostracurtas.com.br. As vagas serão distribuídas, preferencialmente, entre os candidatos residentes no Estado de Goiás, onde se realiza o festival. A 12ª Goiânia Mostra Curtas, que ocorre entre 2 e 7 de outubro de 2012, no Teatro Goiânia, em Goiânia-GO, conta com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet, e Sesi – Conselho Nacional; e apoio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Sebrae Goiás, Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Goiás e Correios.

Formação continuada

“A vontade de aperfeiçoamento não só da qualidade das produções audiovisuais em Goiás, mas também da reflexão e análise crítica que possibilita a maturidade dessas produções, está refletida na qualidade e intensidade da programação do festival, que busca discutir as mais atuais questões do segmento audiovisual”, ressalta a diretora geral da 12ª Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla. As atividades são dirigidas a cineastas, produtores, jornalistas, publicitários, profissionais de televisão, estudantes de comunicação e demais interessados e integram as ações permanentes de qualificação profissional desenvolvidas em todos os projetos do Icumam.

Seleção

O resultado da seleção de participantes das oficinas será divulgado no site do festival (http://www.goianiamostracurtas.com.br) no dia 18 de setembro. Os selecionados deverão validar a inscrição no escritório do Icumam entre 18 e 22 de setembro (até as 12 horas), e somente aqueles escolhidos para as oficinas deverão pagar uma taxa simbólica de 15 reais. “A seleção para as oficinas terá como critério a análise curricular dos candidatos. As vagas para as oficinas serão distribuídas, preferencialmente, entre os candidatos residentes no Estado de Goiás, onde se realiza o festival”, lembra Maria Abdalla.

Caso não sejam confirmados todos os selecionados, será elaborada, a partir do dia 22 de setembro, às 13 horas, a lista de espera para o preenchimento das vagas ociosas. Os nomes chamados da lista de espera deverão confirmar sua inscrição entre os dias 24 e 25 de setembro.

Para o seminário, palestra e Encontro Ancine, a participação é gratuita e não há necessidade de confirmar a inscrição. Em caso de lotação do local da atividade, os inscritos que chegarem pontualmente terão prioridade nos assentos.