Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Cristiano Machado

A iniciativa do Governo Federal de reduzir tarifa de energia elétrica no País foi comemorada e vista pelo governador Siqueira Campos como forma de baixar custos da produção e diminuir o sacrifício do público consumidor. A declaração foi dada após o lançamento do plano pela presidente Dilma Rousseff, no início da tarde desta terça-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília. “É uma medida que merece aplausos. O Governo do Tocantins dá total apoio e está à disposição para colaborar com iniciativas como essas, que resultam no baixo custo para a produção e diminuem sensivelmente o sacrifício do consumidor que paga a conta”, disse o governador, após participar da cerimônia nesta manhã.

Na média, conforme o anunciou a presidente Dilma, o preço para os consumidores residenciais cairá 16,2%. Já para a indústria, a redução da tarifa de energia elétrica deve chegar a 28%. Entretanto, durante a solenidade, a presidente afirmou, em discurso acompanhado por ministros, governadores e empresários do setor, que as reduções podem ser ainda maiores. As novas tarifas valem a partir do próximo ano.

Ao final da cerimônia, o governador Siqueira Campos lembrou que no Tocantins o Estado não tem medido esforços para atender ao compromisso de redução da tarifa cobrada. “O Estado tomou providências. Fomos à Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica], fomos à Justiça com medidas que visavam proteger o patrimônio do Estado. Por isso, esse compromisso de reduzir também é nosso e continuaremos buscando a todo o instante, com responsabilidade e respeito ao patrimônio que é do povo”, afirmou o governador.

Siqueira Campos se refere, entre outras questões, às ações judiciais para obrigar a Celtins a realizar investimentos acordados em contrato e o pleito de impedir, também via Judiciário, a venda de ações da empresa. “São medidas que tomamos com os propósitos de fazer valer o que está estabelecido em contrato e em respeito ao consumidor e povo tocantinense”, complementou.

Celtins

Antes da cerimonia de anúncio da redução da tarifa feito pela presidente Dilma Rousseff, o governador Siqueira Campos conversou com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. “Reafirmei ao ministro que o Governo Federal não deve tomar nenhuma medida em relação à Celtins sem consultar o Estado do Tocantins. Defendo o patrimônio público. O Estado tem 49% das ações da Celtins, ou seja, é patrimônio do Estado, do cidadão tocantinense que deve ser respeitado”, disse.

Segundo o governador, o ministro – como já havia feito no último dia 31, quando a intervenção federal na empresa foi determinada – foi sensível ao pleito. Um dos sinais de diálogo aberto entre governo federal e Estado é o fato de estar previsto para ainda nesta semana um encontro do governador com o interventor da Celtins, Isaac Averbuch. “Relatei ao ministro a importância da participação do Estado na empresa, nas realizações e, diante disso, o governo espera ser ouvido”, disse o Governador. Acompanharam o governador no evento os secretários estaduais Rogério Villasboas Teixeira de Carvalho (Minas e Energia) e Flávio Peixoto (Representação em Brasília), e secretário-chefe da Casa Militar, Luiz Cláudio Benício. (Secom)