Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O pesquisador Oneide Perius, doutor em filosofia e professor da Universidade Federal do Tocantins é o convidado especial da Lamira Companhia de Dança para mediar um bate-papo com o público de “Adorno da Realidade”. O bate-papo vai acontecer no intervalo entre as duas sessões do espetáculo no dia 17 de setembro.  “Adorno da Realidade”, que fica em cartaz nos dias 13, 14, 15, 17 e 18 de setembro, no Teatro Sesc Palmas, com sessões às 19h e às 20h, se propõe a analisar a percepção do real pelos olhos do criador do espetáculo, em contraponto com questões levantadas pelo filósofo alemão Theodor Adorno.

No palco, João Vicente - criador, coreógrafo e bailarino do espetáculo - apresenta uma crítica sobre o ser humano e seu valor, criando uma interação entre a atualidade e a realidade pós-Holocausto. A trama suscita perguntas, instiga o pensamento e propõe reflexões. A narrativa estabelece um diálogo entre dança, música, teatro e vídeo e em muitos momentos é o público que dá o tom do espetáculo, já que o próprio cenário torna os expectadores parte da obra.

O espetáculo, que dura 25 minutos, ganhou o Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança – 2011, e o Prêmio Arnoud Rodrigues 2011 de Apoio a Montagem a Artes Cênicas. A entrada é limitada a 50 pessoas por sessão. Os ingressos estarão disponíveis no endereço eletrônico bit.ly/ingressos-adorno ou pode ser adquirido antes do espetáculo na bilheteria do Teatro SESC Palmas.

João Vicente, o coreógrafo e conceptor do espetáculo, explica que nenhuma sessão de “Adorno da Realidade” será igual a outra, já que o envolvimento do público com a narrativa traz experiências próprias para cada sessão. Ele conta que “Adorno da Realidade” fala sobre como vivemos num mundo onde somos 100% manipulados, onde o ser humano, a tempo, perdeu sua autonomia: “Propomos falar de manipulação exatamente ‘manipulando’ o artista. O público poderá conduzir o espetáculo e o intérprete, numa perspectiva ideológica, que é o ponto da análise deste espetáculo”, enfatiza o artista.

Sobre Oneide Perius

Oneide Perius é doutor em Filosofia pela PUC-RS. É professor na UFT (Universidade Federal do Tocantins, Campus de Palmas). Desenvolve trabalhos nas áreas de ética e política na filosofia contemporânea, teoria crítica, dialética negativa; hermenêutica e linguagem. Seus estudos estão em torno das questões levantadas por autores como Theodor Adorno, G.W.F.Hegel, Franz Rosenzweig, Walter Benjamin, F. Nietzsche e Jacques Derrida. (Assessoria de imprensa)