Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O espetáculo tocantinense “Do Repente”, da Lamira Companhia de Dança, tem sua estreia em Porto Velho, Capital de Rondônia, neste domingo, 22. Inspirado pelas riquezas culturais do Nordeste brasileiro, “Do Repente” é um espetáculo feito para ganhar as ruas e em Porto Velho será uma das atrações do Festival Amazônia Encena na Rua 2012 e do Seminário Amazônico de Teatro de Rua.

“Do Repente” é um espetáculo que destaca a singularidade das criações artísticas do sertanejo, fazendo uma homenagem ao Romanceiro Popular e suas obras como os cordeis, o teatro de mamulengo, os repentes, as cantorias, obras criadas pelo poeta cantador, pelo coquista, pelo aboiador, pelo glosador, pelo cordelista, pelo mamulengueiro e outros.

Extraída a distância entre o palco e o público, em “Do Repente” a proposta é obter mais interação com os expectadores e apresentar a arte de uma maneira mais democrática. “Queríamos levar a dança e o teatro para uma experiência de mais aproximação com o povo e, para isso, o ‘Do Repente’ saiu de espaços considerados mais elitizados, como o teatro, e foi para a rua”, explica a coordenadora geral do espetáculo, Carolina Galgane.

Preparo

A Lamira Cia de Dança, além de manter uma extensa rotina de ensaios e preparação física, tem embasado suas obras em um amplo trabalho de pesquisa para referenciar seus espetáculos. Para montar “Do Repente”, a Cia pesquisou as diversas manifestações artíticas do nordeste, observando suas características para construir personagens, preparar figurinos, cenário, trilha sonora e até mesmo a movimentação corporal dos artistas em cena. Boa parte do trabalho se apropia da commedia dell’arte e faz uma convergência entre o universo urbano e globalizado da atualidade e o universo do Romanceiro Popular do Nordeste. O espetáculo faz uso de máscaras e, no movimento, das possibilidades articulares existentes na manipulação de títeres (marionetes)

A Companhia de dança

Em atividade em Palmas desde 2010, a Lamira Cia de Dança tem em seu portifólio outros espetáculos considerados pelo público e pela crítica especializada como produtos culturais de alto nível. Entre eles está “Fela da Gaita”, que esteve recentemente em cartaz no Teatro Sesc Palmas.Por utilizar uma linguagem contemporânea, Palmas-TO - sua região de origem - não é mais fronteira para as produções da Lamira. Seus espetáculos promovem a comunhão entre a companhia de dança e o público, por meio do diálogo, entendimento e compreensão das diversas formas de expressão artística aplicadas nas artes cênicas. Esse primor em suas produções contribuem, além da propagação cultural, para que a sociedade desenvolva um olhar crítico e reflexivo sobre as temáticas humanas e universais.

Ficha Técnica

Coordenação Geral - Carolina Galgane.
Concepção, Direção e Coreografia – João Vicente.
Iluminação - Lúcio de Miranda.
Cenotécnica - Renata Oliveira, Cleiton Monteiro e Lúcio de Miranda.
Figurino – Patrícia Fregonesi.
Fotografia – Ciranda Visual.
Músicas – Lindalva e Terezinha; Os Nonatos; Mossinha de Passira e Valdir Teles; Galego Aboiador; Bem-Te-Vi e Estrela da Poesia; Dona Militana; Dedé Laurentino e Fenelor; Antônio Nóbrega.
Causo – adaptação de “Matuto Incrementado”, deAmazan.
Preparação Teatral e Maquiagem – Jhon Weiner.
Preparação Física – Eva Nery.
Elenco – Carolina Galgane, Jhon Weiner, Josely Rocha, João Vicente e Renata Oliveira.