Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Ministério Público Federal no Tocantins ajuizou ação penal contra Edvam Dantas Leal, Maylson de Abreu Ribeiro, Jhonnatan da Silva Brandão e Valdomiro de Oliveira pelo roubo às agências dos Correios de três cidades tocantinenses. Além dos quatro denunciados, outro comparsa ainda não identificado participou das ações criminosas.

Associados de forma organizada, os integrantes da quadrilha agiam com violência e emprego de armas de fogo e roubaram as agências de Marianópolis no dia 14 de janeiro, de Dois Irmãos do Tocantins no dia 23 de fevereiro e de Sucupira no dia 27 de março, todos em 2011.

O roubo à agência de Dois Irmãos foi precedido do roubo de uma camionete S10 em uma estrada vicinal entre os municípios de Paraíso e Monte Santo do Tocantins. O condutor do veículo, sua esposa e filha de apenas um ano de idade foram ameaçados e mantidos em poder dos acusados durante mais de 24 horas.

O alvo inicial era a agência de Itacajá, mas ao tomarem conhecimento do efetivo policial na cidade o bando desistiu e se dirigiu a Dois Irmãos, onde atacaram o destacamento da Polícia Militar. Para obrigar os policiais a se renderem, os denunciados ameaçaram matar os reféns que estavam consigo desde o roubo da camionete.

Com emprego de fuzis e pistolas, também mantiveram sequestrados os dois policiais que estavam no local e roubaram armas, munições, algemas e coletes balísticos. Enquanto parte do bando rendia os policiais militares, Edvan seguiu para a agência dos Correios que é localizada ao lado do destacamento da PM, onde anunciou o assalto e rendeu o gerente com ameaças de arma de fogo. Em seguida, subtraiu R$ 5.067,65 dos guichês do estabelecimento e de um cofre menor, que não possuía sistema de retardo.

Como a abertura do outro cofre demoraria 45 minutos, o bando se dirigiu à casa lotérica, à Cooperativa de Crédito SICOOB e ao Banco Bradesco com o intuito de realizaram novos roubos, sempre levando consigo os reféns. Em razão dos disparos efetuados contra a sede da Polícia Militar, os demais estabelecimentos fecharam as suas portas impossibilitando a consumação de novos roubos.

 Os cinco denunciados retornaram à agência dos Correios, mas devido à demora na abertura do cofre libertaram três dos reféns e fugiram na camionete em direção a Miranorte. Os outros reféns foram libertados após percorrerem cerca de quatro Km. O veículo foi abandonado em uma estrada vicinal que dá acesso a Goianorte.

Após trabalho de inteligência e diligências da Polícia Federal, Edvan e Mayulson foram presos no dia 15 de maio de 2011, juntamente com uma mulher e um adolescente, em uma estrada vicinal próxima a Gurupi, enquanto se preparavam para efetuar outro roubo. Com eles foram apreendidos armas de grosso calibre, munições, roupas, redes e comida. Edvan admitiu a prática do roubo à agência dos Correios de Sucupira, cuja ação penal já tramitou na Justiça Federal do Tocantins, e delatou a participação dos corréus Maylson, Jhonnatan e Valdomiro. Os reféns reconheceram os acusados como os autores do sequestro e dos roubos. (Com informações do MPF)