Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Os professores das universidades federais retornarão às suas atividades no próximo dia 24 após quatro meses de greve. A deputada federal Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) lamentou que a categoria não tenha conseguido que as suas reivindicações fossem atendidas e reforçou a necessidade do Governo Federal se abrir ao diálogo, formando um grupo de trabalho para construir propostas mais concretas em relação às universidades e institutos federais.

“Todos os anos vemos greves por melhores salários e condições de trabalho. Agora a minha expectativa é que o Governo se abra ao diálogo e avance nas futuras negociações para evitar que uma nova greve aconteça no próximo ano e prejudique ainda mais o ano letivo. Existem questões estruturantes como a revisão de carreira, expansão e qualidade”, disse a deputada.

Calendário

Com o fim da greve, a preocupação é com a reposição de aulas e o novo calendário acadêmico. Algumas universidades admitem que o ano letivo poderá se estender até abril de 2013. Segundo levantamento do Ministério da Educação (MEC), 13 das 59 universidades federais do País ainda não finalizaram a paralisação. A greve chegou a atingir 57 das 59 federais do País.

Proposta

O Executivo havia elevado o valor do orçamento público para o reajuste salarial dos docentes de R,9 bilhões para R$ 4,2 bilhões em repasses para os meses de março de 2013, 2014 e 2015. Também reformulou os repasses mínimos de 12% para 25%. O teto do aumento do salário dos professores se mantém em até 45%, mas esse limite é apenas para doutores com titularidade e dedicação exclusiva. O repasse de 25% a 45% irá incidir sobre o salário-base acrescido dos 4% formalizados pelo Ministério da Educação há três meses.

A categoria docente aceitou parcialmente a proposta, mas também queria que a cada nível da carreira houvesse um aumento salarial de 5%, que a remuneração por titulação fosse incorporada ao salário-base, e que as avaliações para promoção fossem realizadas pelas universidades e não por grupos externos de trabalho, como propôs o governo federal. (Assessoria de Imprensa)