Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Já estão disponíveis os resultados de exames de DNA para os assistidos da Defensoria Pública em Gurupi contemplados gratuitamente no Mutirão de Conciliação, realizado no dia 24 de agosto. O Mutirão atendeu cerca 200 pessoas de Gurupi e região envolvidas em reconhecimento de paternidade.

A abertura dos exames teve início nesta segunda-feira, 24. Os atendimentos aos assistidos estão sendo realizados pela coordenadora do Núcleo Especializado de Conciliação e Mediação, a defensora pública Lara Gomides Nóbrega de Souza.

Com os resultados, quando positivos, a Defensora propicia condições às partes para encontrarem um consenso, dando ao pai a oportunidade de reconhecer o filho de forma extrajudicial, sem o desgaste de uma ação na justiça. “A mediação é boa para a família, pois trata de questões de futuro, da relação de amizade e confiança entre o ex-cônjuge e seus filhos, sempre na busca do bem-estar destes. Procedida a mediação com sucesso, ela reduz o desgaste emocional e o custo financeiro e/ou de tempo habilitando; assim, há a possibilidade de uma melhor convivência entre os litigantes”, indica a Coordenadora do Núcleo.

O primeiro resultado de DNA, aberto na tarde desta segunda-feira, gerou acordo de reconhecimento de paternidade cumulado com regulamentação de alimentos, guarda e visitas; possibilitando-se que a mãe, ainda no mesmo dia, fizesse a devida averbação no Cartório de registro civil local, e recebesse de imediato a certidão de nascimento do filho já incluído ali o nome do pai e dos avós paternos.

Os agendamentos para entrega dos exames serão feitos pela Defensora Pública, através de contato telefônico com as partes envolvidas. No total, são 67 exames de DNA a serem entregues em Gurupi. (Com informações da Assessoria)