Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Alaides Cardoso

Foto: Alaides Cardoso

Com o objetivo de incentivar a piscicultura em pequenas propriedades, o Ruraltins - Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins iniciou nesta última segunda-feira, 24, uma série de visitas técnicas a pequenas propriedades rurais de Brejinho de Nazaré, cidade a 92 Km de Palmas.

Durante esta semana, a equipe percorrerá seis propriedades, analisando as condições técnicas, legais e ambientais, necessárias para a elaboração e implantação de projetos em piscicultura. “Neste primeiro contato, conhecemos o local, fazemos os testes de viabilidade e orientamos o produtor sobre o melhor caminho para a implantação”, afirmou Agnelo Neto, técnico em Agropecuária do Ruraltins.

Segundo Ana Paula Nunes, bióloga de Aquicultura do órgão, os agricultores solicitam a visita do Ruraltins com a intenção de investir em piscicultura, porém não têm o conhecimento das normas legais e da possibilidade do terreno para implantar tanque-rede, escavado ou barragem. “O papel do Ruraltins agora é dar uma consultoria sobre o que pode e o que não pode ser feito. Se o terreno está em área de proteção ambiental, se tem o licenciamento, se há água suficiente, ou seja, todas as condições técnicas e legais para que, quando executado, seja feito dentro da melhor forma possível”, disse a bióloga.

O proprietário José Leonino foi o primeiro a receber a visita do Ruraltins. Conforme os testes feitos no terreno será possível implantar três tanques escavados que poderão produzir cerca de cinco mil peixes. “Com o investimento na piscicultura vemos a possibilidade de aumento na renda”, concluiu.  

Após as visitas, será feito um relatório sobre as propriedades que tem viabilidade de implantação, em seguida será dado andamento na elaboração do projeto. (Ascom Ruraltins)