Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A estudante Ana Carolinne da Silva, aluna do Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão em Guaraí ficou entre os três vencedores do Concurso Câmara Mirim de 2012. Ela concorreu com mais de 700 projetos de crianças do Brasil e representará o estado do Tocantins em Brasília juntamente com outros dois alunos de Iracema/CE e Belo Horizonte/MG

O projeto Câmara Mirim é um programa educativo que traz alunos do ensino fundamental à Brasília para viver, por um dia, a experiência de serem deputados, debatendo e votando projetos de Lei na Câmara dos Deputados.

Os três melhores projetos foram selecionados e seus propositores convidados a ir à Brasília defender sua proposta de projeto de Lei no plenário da Câmara dos Deputados.

Projeto

A proposta da aluna Ana Carolinne da Silva consiste no direito dos pais se ausentarem do serviço para comparecer à escola quando esta os convocar, mediante apresentação de documento legítimo sem depender da relação patrão empregado.

Para a aluna, representar o Tocantins na Câmara dos Deputados será uma experiência que ficará marcada. “É muito gratificante porque os deputados tem um trabalho muito importante para a sociedade, pois nos ajudam a termos nossos direitos e deveres atendidos por lei. Essa responsabilidade é muito importante para construir um Brasil seguro e democrático”, completou.

Outra proposta também criada pela aluna Ana Carolinne da Silva corresponde gratuidade do serviço da rede de tratamento de esgoto, visando a retirada total da tributação existentes nas contas de agua e de energia elétrica aumentando o perfil econômico da população. Dentro da definição de consumo se enquadra o retorno através da rede de esgoto e toda água utilizada nas residências.  Portanto se o consumidor pagar o retorno da agua através da rede de esgoto ele estará pagando duas vezes consecutivas.