Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Emerson Silva

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo, localizada na Praça da Matriz, no município de Monte do Carmo foi tombada como Patrimônio Cultural do Estado do Tocantins, conforme publicação em Diário Oficial em ato inscrito em 25/09/2012, no Livro do Tombo Histórico e Etnológico e Livro do Tombo Arquitetônico, ocasionando valor histórico, arquitetônico e cultural ao bem cultural.  A ação foi uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura com o intuito de proteger, preservar e conservar este bem patrimonial do Tocantins.

O Superintendente de Patrimônio Cultural da Secult, Antonio Miranda, explica que “a Igreja de Nossa Senhora do Carmo reúne aspectos e símbolos característicos da identidade cultural do Estado do Tocantins”. 

Ainda segundo Miranda, o tombamento teve início com abertura de processo no dia 02 de fevereiro deste ano, seguido de reuniões com a comunidade local e da continuidade do processo que se constituiu em um conjunto de documentos com fundamentação teórica que justificou o tombamento, seguindo metodologia básica de pesquisa, análise do bem cultural a ser protegido contendo as informações necessárias à identificação, conhecimento, localização e valorização do bem no seu contexto.

Igreja

Construída em 1801, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, conserva as características da arquitetura colonial, lembrando muitos aspectos de algumas igrejas do interior de Minas Gerais, construídas antes do advento do modernismo, com influências coloniais, onde predomina a imponência da instituição sobre o contexto em que está inserida.

Com mais de 200 (duzentos) anos de existência, a igreja de Nossa Senhora do Carmo é um ponto de referência para a realização das manifestações culturais e religiosas do município, sendo motivo de orgulho do povo carmelitano. A igreja é ponto de partida e de encontro das folias ao Divino Espírito Santo, uma das maiores festas religiosas do município e do Estado do Tocantins. A festa de São Sebastião e a Festa do Carmo, onde se comemora a padroeira, Nossa Senhora do Carmo, o Divino Espírito Santo e Nossa Senhora do Rosário, em julho é realizada em frente ao prédio da igreja.

O que é tombamento?

O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados. (Ascom Secult)