Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Na última segunda-feira, 08, os bombeiros do 5º Pelotão em Porto Nacional, receberam através do telefone 193 um chamado para combater um incêndio no Assentamento Sebastião da Silva na altura do quilômetro 28 da TO 050, zona rural deste município.

Ao chegar no local as guarnições depararam-se com um grande desespero das vítimas desse incêndio que já havia destruído aproximadamente 28 barracas, gerando perda total dos bens que nessas se encontravam. Tamanho poder destrutivo desse incêndio em tão pouco tempo,  segundo o Corpo de Bombeiros, justifica-se pela quantidade da carga incêndio num mesmo local e pela capacidade de propagação das chamas que essa carga possuía, caracterizada principalmente por matérias derivados de petróleo (lonas, borrachas, plásticos, estofados, etc.), madeiras e palhas vegetais.

O Corpo de Bombeiros conta que fez o atendimento das vítimas que inalaram grande quantidade de gases produzidos pelas chamas, pois elas tentaram um combate inicial sem sucesso e assim se expuseram bastante e ainda o isolamento do incêndio para resguardar as barracas ainda não atingidas pelas chamas, utilizando as técnicas de combate a incêndios com ataques diretos nas chamas e resfriamentos dessas moradias.

Vários vasilhames de gás de cozinha que ainda encontravam-se em meio ao incêndio foram retirados e foi efetuado o bloqueio total da pista da TO 050, devido a visibilidade zero ocasionada pelo imenso volume de gases e vapores produzidos pelo incêndio que se encontrava a beira desta rodovia, para evitar algum acidente. (Da redação com informações do Corpo de Bombeiros)