Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Inicia-se na próxima segunda-feira, 15, o curso especializado para profissionais de transporte de passageiros, mototaxistas, oferecido pelo Detran Tocantins, em cumprimento a Resolução 410, de agosto deste ano.   

Com 30 horas aulas, o curso será realizado no Itaset - Instituto Tocantinense de Especialização e Apoio à Segurança de Trânsito, por meio do Detran, localizado na 103 Norte, Rua NO 9, Lote 19. As aulas serão ministradas em três turnos - matutino, vespertino e noturno, de modo a atender os cerca de 300 profissionais da área no município.

O curso foi lançado nesta terça-feira, 9, durante aula inaugural, no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, que reuniu toda a categoria no município, além de presidentes de sindicatos de oito cidades – Paraíso do Tocantins, Colinas do Tocantins, Gurupi, Araguaína, Porto Nacional,  Miranorte, Miracema do Tocantins e Palmas.  

O curso será desenvolvido em outros municípios com cronograma em fase definição pelo Detran-TO.     

Aula inaugural

A aula inaugural foi aberta pelo diretor executivo do Detran, Lélio Dias de Sousa, que representou o diretor geral do órgão, coronel Júlio César da Silva Mamede.  Souza reforçou que a realização do curso atende a um compromisso do Governo do Estado com a redução dos acidentes de trânsito. “O Detran entende que os mototaxistas são atores importantes no  processo de segurança no trânsito, pela relevância do trabalho que executam em nosso Estado”.  

Uma palestra educativa e motivacional foi ministrada pelo Chefe de Divisão de Qualificação de Parceiros e Credenciados do órgão, Yuri Nery de Assis, que falou da importância da condução de vidas em motocicletas, respeito às leis de trânsito e da importância do trabalho desenvolvido pelo mototaxista na sociedade.

Para o mototaxista Osmildo Cardoso que participou da aula inaugural o curso trará vantagens à categoria. “Toda formação traz benefícios, pois assim podemos aprimorar nosso trabalho”.

Os mototaxistas foram convidados na ocasião a fazerem parte da rede comunitária de segurança, que reúne órgãos de segurança pública e a  sociedade na busca pela paz. O assunto foi apresentado pelo diretor de Ensino e Capacitação Técnica da Superintendência de Polícia Comunitária, da Secretaria da Segurança Pública, delegado Antônio Gonçalves de Carvalho Neto e o coordenador do Núcleo Regional Sul da Polícia Comunitária, tenente Tiago do Nascimento Alves de Paula.

O evento contou ainda com apresentação da dupla de Palhaços Cocada e Batatinha Frita e teatro com atores da SMSTT - Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, que levaram de forma descontraída orientações para um trânsito seguro.  (Ascom Detran)