Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os cuidados com a energia elétrica devem ser tomados durante o ano todo, mas com a aproximação do período de chuvas, a Celtins chama a atenção dos consumidores para dicas importantes que podem evitar prejuízos e acidentes graves. 

O aumento na intensidade das descargas elétrica deixa a rede de energia sujeita a cortes bruscos, por isso a orientação é que todos os aparelhos elétricos e eletrônicos na casa sejam desligados e retirados da tomada quando os raios começarem. “Nós aumentamos o número de palestras em escolas e comunidades para que a todas as famílias se conscientizem destes cuidados dentro de casa”, lembra João Aparecido Lima, Técnico em Segurança do Trabalho do CRS da Celtins em Araguaina.

Já nas ruas da cidade, em caso de chuva e descargas, a orientação é evitar buscar abrigo próximo de redes de energia ou dos postes da linha de alta tensão. Em caso de rompimento de algum cabo da rede, a pessoa deve se afastar do local o mais rápido possível e entrar em contato com a concessionária pelo telefone 0800 721 3330

Zona Rural 

Moradores de fazendas e chácaras devem seguir as mesmas orientações dos consumidores residenciais urbanos no cuidado com os aparelhos elétricos domésticos. Outra dica é não se abrigar embaixo de árvores grandes e frondosas durante as chuvas, ainda mais quando elas são esparsas em meio a um descampado.  

Na zona rural, a proporção de descargas elétricas é maior e por isso é comum o desarme de transformadores por causa de ventos e raios. “Nós pedimos para que os moradores do campo não tentem utilizar nenhum bastão ou vara para religar o transformador. Somente o pessoal preparado e equipado pode fazer isso”, alerta João Aparecido. 

A Celtins também solicita que, em caso de qualquer alteração na rede por causa das chuvas, ou ainda a incidência de copas de árvores tocando nos fios, o consumidor entre em contato com a concessionária para resolver o problema e evitar acidentes.