Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Alguns aprovados no certame do Banco do Brasil, já em processo final de qualificação, em vários estados ainda não conseguiram tomar posse mesmo já tendo pedido desligamento das atividades profissionais. Os candidatos solicitaram então aos representantes dos Sindicatos da categoria ajuda para resolver impasse.

No Tocantins, conforme o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Estado do Tocantins – (Sintec/TO), informou ao Conexão Tocantins, também tiveram casos de demora na posse. O Banco do Brasil sinalizou ao Sindicato que a data prevista para a posse será no dia 25 de outubro. “Fizemos gestão junto ao Banco do Brasil e vão chamar o pessoal para tomar posse no dia 25”, informou o presidente Célio Mascarenhas Alencar.

A convocação para os aprovados começou a ocorrer em setembro e a partir daí se  iniciou o processo de qualificação e treinamento. Para começar o processo de qualificação, além da documentação necessária, o Banco exige prova de não haver outro vinculo empregatício, eis aí o principal impasse na demora. Na Bahia, por exemplo, a demora para a posse fez com que vários aprovados se mobilizassem.

A direção do Banco do Brasil suspendeu a posse dos concursados, mas, após mobilização do movimento sindical anunciou na última segunda-feira (15) que "as convocações e posses de concursados estão em seu curso normal", ou seja, o banco irá retomar a nomeação dos aprovados nos concursos.

O secretário de formação da Contraf-CUT e coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, William Mendes, chegou a se pronunciar na imprensa nacional sobre o assunto e disse que a expectativa dos funcionários é de que o BB amplie a nomeação de concursados e aumente as dotações de pessoal das agências.