Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O secretário de Estado do Planejamento e Modernização da Gestão Pública, Francisco Martins de Araújo Neto, representará o governador José Wilson Siqueira Campos, nesta terça-feira, 23 outubro, em Belém (PA) no workshop, realizado pela Sudam - Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia, do Ministério da Integração Nacional.

O objetivo é a articulação dos estudos: Política de Desenvolvimento Industrial para a Região e Integração Intrarregional da Amazônia Legal, por meio de ações conjuntas como Plano Brasil Maior, do Governo Federal.

Participam do Workshop a presidente Dilma Rousseff, o Ministro da Integração Fernando Bezerra Coelho, o superintendente da Sudam, Djama Bezerra Mello e secretários de planejamento de diversos Estados.

De acordo com o secretário Francisco Martins, “no Workshop os representantes dos Estados que compõem a Amazônia Legal poderão apresentar propostas a serem implantadas a fim de tornar a região mais integrada e competitiva comercialmente”.

Esse plano de ações já vem sendo desenvolvido desde o início de 2012, o primeiro passo foi ouvir os Estados e detectar quais setores industriais são mais competitivos. Com o workshop será possível incluir outros setores e ações que promovam o crescimento da indústria regional.

Amazônia Legal

De acordo com o Ipea- Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, O conceito de Amazônia Legal foi instituído em 1953 e seus limites territoriais decorrem da necessidade de planejar o desenvolvimento econômico da região. A Amazônia Legal é uma área que corresponde a 59% do território brasileiro e engloba a totalidade de oito estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Estado do Maranhão.