Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

O titular da Senir – Secretaria Nacional de Irrigação, Guilherme Augusto Orair, esteve no começo da noite desta segunda-feira, dia 22, na sede da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, em Palmas. Orair foi recepcionado pelo secretário Jaime Café, que falou sobre os projetos de irrigação Manuel Alves (Dianópolis), São João (Porto Nacional) e Sampaio (região do Bico do Papagaio). A agenda no Tocantins continua na manhã desta terça-feira, dia 23, quando os secretários viajam para Dianópolis, a 350 Km de Palmas, para uma visita ao projeto Manuel Alves. A chegada no município está prevista para às 9h.

Na tarde desta segunda, Orair conheceu o Projeto São João, em Porto Nacional, e mostrou-se contente com o que viu. “Fiquei satisfeito. Visitamos produtores, desde os pequenos até os empresários e isso mostra o esforço destacado para atender às demandas”, reforçou.

Para o secretário Café, a visita no São João comprovou que as ações do projeto têm servido para fortalecer a produção agrária na região. Café ainda enfatizou que a visita do secretário nacional irá traçar suportes para novos projetos de irrigação que o Tocantins pretende instalar, como a complementação do projeto no rio Formoso, e no Rio Dueré. “Tratamos de outros projetos, como os estudos no Formoso e no Dueré. Isso são recursos que temos junto ao Governo Federal”, completou.

Orair frisou que sua visita ao Tocantins tem como objetivo coletar novas  informações sobre os projetos e conhecer de perto as demandas existentes. De acordo com o secretário Nacional de Irrigação, as gestões estadual e nacional do setor estão refinando um caminho para ocupar e dar maior viabilidade aos projetos de irrigação em todo o País.

Encontro

A reunião na Seagro contou com a presença do coordenador geral de Implantação de Projetos de Irrigação da Senir, Jader Verdade e o diretor de geral de Irrigação e Drenagem da Seagro, Diego Cavalcante Fernandes. (Ascom Seagro)