Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Depois de seis meses participando do desafio de gerir uma empresa virtual, hoje, 25 de outubro, às 20h30, no Espaço Luz, na cidade de Palmas, será conhecida a vencedora da etapa estadual do Desafio Sebrae. A cidade de Gurupi está no páreo com duas equipes participantes: a “Suco é Bom! Sorvete Mió!” e “Alfa-Biotec”. As equipes possuem integrantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e Universidade Regional de Gurupi (Unirg). 

A estudante da UFT, Debora Lopes Farias, aluna do 3° período de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e integrante da equipe Alfa-Biotec, conta que o segredo para chegar a essa etapa estadual é investir tempo na busca de informações e conhecimento. “Estamos bastante confiantes, até porque ralamos muito para chegar até aqui. O próprio jogo nos concede um livro para estudar e embasamos nossas decisões a partir desta leitura, agora é torcer para dar certo”, acredita Debora. 

Com 6.599 inscrições, o Tocantins supera pelo quinto ano consecutivo as metas estabelecidas para as inscrições do Desafio Sebrae 2012. O Centro Universitário Unirg ficou em terceiro lugar com 792 inscritos, ficando atrás do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA) com 1291 inscritos e da Universidade Federal do Tocantins (UFT) com 1.157 inscritos.

“Como é a primeira vez que estou participando deste desafio, para mim só de estar na etapa final já me sinto vitoriosa. Aprendi a desenvolver meu lado empreendedor, fazendo estratégias, trabalhando em equipe e adquirindo um espírito competitivo”, analisa Jéssyca Cipriano Barbosa, estudante do 4° período do curso de Engenharia Florestal da UFT e integrante da equipe Suco é Bom! Sorvete Mió! 

Além da premiação, será ministrada pelo carioca Alan James, da empresa Biruta, a palestra “Qual o limite da sua imaginação?”. James apresenta de forma impactante e inspiradora a trajetória de uma pessoa comum que driblou as adversidades de uma infância com poucos recursos e sem estudo, mas por acreditar em seu potencial conquistou reconhecimento pessoal e profissional.  

Para o gerente do Núcleo Regional Sul do Sebrae/TO, José Carlos Bessa, o jogo virtual tem a finalidade de despertar a importância do empreendedorismo. “O Desafio Sebrae fomenta a cultura empreendedora junto aos futuros profissionais e empresários de sucesso”, explica.  

Conheça os participantes 

Equipe “Suco é Bom! Sorvete Mió!”: Thiago Rodrigues Vasconcelos, Jéssyca Cipriano Barbosa

Equipe Alfa-Biotec: Mauricio Oviedo Paciello, Debora Lopes Farias, Larissa Pinheiro Silva, Rogério Pinheiro Silva e Marilia Lucas da Silva