Educação

Depois de seis meses participando do desafio de gerir uma empresa virtual, hoje, 25 de outubro, às 20h30, no Espaço Luz, na cidade de Palmas, será conhecida a vencedora da etapa estadual do Desafio Sebrae. A cidade de Gurupi está no páreo com duas equipes participantes: a “Suco é Bom! Sorvete Mió!” e “Alfa-Biotec”. As equipes possuem integrantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e Universidade Regional de Gurupi (Unirg). 

A estudante da UFT, Debora Lopes Farias, aluna do 3° período de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e integrante da equipe Alfa-Biotec, conta que o segredo para chegar a essa etapa estadual é investir tempo na busca de informações e conhecimento. “Estamos bastante confiantes, até porque ralamos muito para chegar até aqui. O próprio jogo nos concede um livro para estudar e embasamos nossas decisões a partir desta leitura, agora é torcer para dar certo”, acredita Debora. 

Com 6.599 inscrições, o Tocantins supera pelo quinto ano consecutivo as metas estabelecidas para as inscrições do Desafio Sebrae 2012. O Centro Universitário Unirg ficou em terceiro lugar com 792 inscritos, ficando atrás do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA) com 1291 inscritos e da Universidade Federal do Tocantins (UFT) com 1.157 inscritos.

“Como é a primeira vez que estou participando deste desafio, para mim só de estar na etapa final já me sinto vitoriosa. Aprendi a desenvolver meu lado empreendedor, fazendo estratégias, trabalhando em equipe e adquirindo um espírito competitivo”, analisa Jéssyca Cipriano Barbosa, estudante do 4° período do curso de Engenharia Florestal da UFT e integrante da equipe Suco é Bom! Sorvete Mió! 

Além da premiação, será ministrada pelo carioca Alan James, da empresa Biruta, a palestra “Qual o limite da sua imaginação?”. James apresenta de forma impactante e inspiradora a trajetória de uma pessoa comum que driblou as adversidades de uma infância com poucos recursos e sem estudo, mas por acreditar em seu potencial conquistou reconhecimento pessoal e profissional.  

Para o gerente do Núcleo Regional Sul do Sebrae/TO, José Carlos Bessa, o jogo virtual tem a finalidade de despertar a importância do empreendedorismo. “O Desafio Sebrae fomenta a cultura empreendedora junto aos futuros profissionais e empresários de sucesso”, explica.  

Conheça os participantes 

Equipe “Suco é Bom! Sorvete Mió!”: Thiago Rodrigues Vasconcelos, Jéssyca Cipriano Barbosa

Equipe Alfa-Biotec: Mauricio Oviedo Paciello, Debora Lopes Farias, Larissa Pinheiro Silva, Rogério Pinheiro Silva e Marilia Lucas da Silva