Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Com a presença de mais de 300 pessoas, entre magistrados, autoridades e estudantes, a Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (ASMETO) lançou na noite desta última quinta-feira, 25, a campanha Olhos Abertos – Pela Valorização do Juiz. O evento foi realizado no auditório do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac), que ficou lotado. 

A solenidade foi aberta oficialmente pelo presidente da Associação, juiz Helvécio de Brito Maia Neto. Fizeram parte da mesa, além dele, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Tocantins, Ercílio Bezerra, o advogado Rubens Dário Lima Câmara, o coordenador  do curso de Direito do Itpac, Mauro Andres, e o professor José Francisco Mendanha. 

Durante discurso de abertura, o presidente da Asmeto agradeceu o espaço cedido pelo Itpac, com a seleta plateia, para a realização do lançamento da campanha. Na oportunidade, ele falou ainda como funciona o projeto Asmeto Regional e sua importância. "Iremos mostrar à sociedade um pouco mais sobre a difícil tarefa dos magistrados. Sua extensa carga horária, os problemas com a segurança e as dificuldades que enfrentam. E iremos divulgar, também, as ações desenvolvidas em favor da sociedade pelos juízes e que muitas vezes não são divulgados", disse. Em seguida foram apresentadas as peças publicitárias da campanha e como elas serão trabalhadas. 

O juiz Antonio Dantas deu um depoimento, no qual falou a respeito das dificuldades que os magistrados têm, e da importância de o juiz conhecer mais da sociedade, se aproximar mais dos cidadãos para que, desta forma, possa julgar com mais propriedade. Seu depoimento chamou a atenção do público, que atenta ouviu os relatos do magistrado. 

Da Diretoria estavam presentes, além do presidente, os juízes Agenor Alexandre da Silva (1º tesoureiro), Rosa Maria Gazire Rossi (2ª tesoureira), Umbelina Lopes Pereira (diretora cultural), Allan Martins Ferreira (diretor social) e José Eustáquio de Melo Junior (diretor de esportes).

Campanha

A campanha Olhos Abertos – Pela valorização do Juiz tem o objetivo de mostrar à sociedade o verdadeiro trabalho desenvolvido pelo magistrado. Isso porque mais do que uma profissão, ser juiz é uma missão. O juiz dedica muito de sua vida para proteger e garantir os direitos da população. Esse trabalho abrange muitas atividades e alcança várias áreas de atuação. Desde presidir uma eleição para cargos nos Poderes Executivo e Legislativo, passando por questões de família, de falência, adoção, violência doméstica, crime, análise de contratos e negócios particulares e entre órgãos públicos.

Toda essa atuação do juiz tem foco no respeito às leis e à cidadania. Do juiz se exige anos e anos de estudo e dedicação. Tem de se submeter e ser aprovado em concurso público muito difícil e concorrido, e depois, no exercício da função, morando em várias cidades, não pode ter medo nem vacilar. O número de pessoas só tem aumentado, exigindo muito trabalho, até em períodos de férias. Tudo para procurar dar uma resposta a cada caso que é traduzido ao juiz. 

Só no Tocantins há 4 processos para cada habitante, proporcionalmente falando. É uma carga de trabalho enorme, a exigir dos juízes, muita dedicação e esforço.  Em 2011 foram julgados 129.396 novos processos, e no mesmo ano 320.387 em tramitação! O juiz luta pela dignidade e pelos direitos de toda a sociedade. Ele merece o nosso respeito.