Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

A Prefeitura de Colinas do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, abriu as inscrições para o processo seletivo interno para seleção de professores da rede municipal para atuarem como orientadores de estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

As inscrições estão abertas e seguem até o dia 06 de novembro. Os interessados devem apresentar a documentação exigida no Edital nº 004 (ficha de inscrição, currículo e documentos comprobatórios), na sede da secretaria, localizada na Rua Presidente Dutra, nº 144, centro, no horário das 8 às 11 horas e das 14 às 16 horas.

Processo seletivo

O processo seletivo é composto de duas fases. A primeira é a análise de currículo, de caráter eliminatório; a segunda fase é a entrevista com os candidatos, de caráter classificatório, sendo realizada nos dias 08 e 09 de novembro, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas, na sede da secretaria.

A classificação dos candidatos será divulgada no dia 12 de novembro, sendo publicada no mural da secretaria e também no site da prefeitura (http://www.colinas.to.gov.br). A divulgação do resultado final está prevista para o dia 16 de novembro.

Pacto Educacional

O Pacto Educacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, Estados, Municípios e Distrito Federal, para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental.

As ações do Pacto são um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizadas pelo Ministério da Educação, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.

Os professores alfabetizadores farão um curso presencial de dois anos, com carga horária de 120 horas por ano, baseado no Programa Pró-Letramento. Os orientadores de estudo receberão uma bolsa mensal que será paga pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, através do Sistema Geral de Bolsa (SGB), enquanto durar o curso.

Cronograma

26/10/2012 – publicação do edital

26/10 a 06/11/2012 – período de inscrições e apresentação de documentos

29/10 e 07/11/2012 – análise de currículos e documentação

08 e 09/11/2012 - realização de entrevistas

12/11/2012 – divulgação do resultado preliminar

13 e 14/11/2012 – prazo para recurso do resultado final

16/11/2012 – divulgação do resultado final

Link:colinas.to.gov.br/conteudo/processo-seletivo-para-selecionar-professores-da-rede-municipal-para-atuarem-como-orientador/609