Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Márcio Veira Eduardo, Raimundo Frota e Dona Raimunda Eduardo, Raimundo Frota e Dona Raimunda

Líder das mulheres extrativistas do Bico do Papagaio, no Extremo Norte do Tocantins, Raimunda Gomes da Silva, a Dona Raimunda Quebradeira, foi recebida nesta terça-feira, 30, no Palácio Araguaia, em Palmas, pelo secretário de Estado de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos. O encontro, agendado na tarde dessa segunda-feira, 29, contou ainda com a presença do secretário de Estado da Habitação, Raimundo Frota, e o secretário executivo da Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social (Setas), Gilberto Cormineiro.

Diretora de honra do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (antigo Conselho Nacional do Seringueiro - CNS), Dona Raimunda procurou o Governo do Estado para apresentar algumas demandas das quebradeiras de coco babaçu da região do Bico do Papagaio. A pauta principal do encontro foi a questão da moradia popular.

Dona Raimunda relatou que existe a demanda de três mil casas para as quebradeiras de coco na região do Bico do Papagaio, contudo, apenas 800 foram entregues e pelo menos metade já necessitaria de reformas. “Sempre foi o meu sonho que as quebradeiras de coco tivessem suas casas construídas”, disse Dona Raimunda.

O secretário estadual da Habitação afirmou que das 800 moradias populares para as quebradeiras de coco, entregues há três anos, 442 precisam de reformas. A constatação da Secretaria de Estado da Habitação (Sehab) ocorreu após levantamento técnico. Segundo o secretário, o Governo do Estado pleiteará junto à Caixa Econômica Federal recursos para essas reformas. Ele disse, ainda, que o Estado vai cobrar na Justiça a responsabilidade das construtoras. “Temos obrigação moral de restaurar o que está prejudicado”, disse Frota à líder das quebradeiras de coco.

Apoio

Dona Raimunda também apresentou demandas relacionadas à manutenção dos trabalhos do CNS com sede em São Miguel do Tocantins, a 610 Km de Palmas. Ela também solicitou capacitação profissional aos trabalhadores. O secretário executivo da Setas disse que as propostas podem ser adequadas através de convênios, e se comprometeu a fazer esta análise.

Relacionamento

O Governo do Estado trabalha um projeto com o objetivo de zerar o déficit habitacional na região do Bico do Papagaio a partir da construção de 16 mil moradias populares nos 25 municípios. Neste sentido, o secretário Eduardo Siqueira Campos convidou Dona Raimunda a acompanhar o governo do Estado, em Brasília, na apresentação desse projeto ao Governo Federal. Ela aceitou o convite.

A líder das quebradeiras de coco, por sua vez, convidou Eduardo Siqueira a participar do 3º Congresso Nacional das Populações Extrativistas a ser realizado em Macapá, em novembro deste ano, com o tema “Políticas Públicas para as Populações Extrativistas”. O secretário agradeceu o convite e designou a engenheira agrônoma da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro) e representante estadual da sociobiodiversidade, Marta Barbosa, a representar o Governo do Estado do encontro.

Durante a visita, Dona Raimunda, que é maranhense de Bacabal e mora há mais de 30 anos no Tocantins, relembrou as lutas sindicais para melhorar as condições de vidas dos trabalhadores rurais do Bico, ainda na década de 1980. “A situação era muito difícil. Quando dividiu Goiás para criação do Estado do Tocantins, aí as coisas melhoraram para a gente”, contou. (Secom)